Coisas que você precisa saber sobre objetivos

05:00

 

Eu acredito que para organizar a vida a gente precisa olhar com profundidade para dois pilares: objetivos e rotina. Eu falo bastante sobre eles dois aqui no blog, mas hoje resolvi focar nos objetivos e reunir aqui todas as dicas principais com links para os posts em que você pode se aprofundar neles.

Aproveita que o post tá bem completo e já dá pra você começar a organizar seus objetivos por aí. Inclusive, com o primeiro semestre chegando ao fim, é importante estruturar os objetivos para o segundo semestre (ou revisar, se já tiver feito seu plano de ação anual).

Primeira coisa que a gente precisa saber com relação aos objetivos é que é importante ter clareza sobre eles. Alguns posts que podem ajudar:
  • O que é felicidade para você - para refletir sobre o que te faz feliz já que não existe fórmula geral para felicidade. E para que seus objetivos possam estar alinhados com o seu conceito particular.
  • O que é uma vida leve? - post sobre a subjetividade do conceito de leveza para que você possa identificar o que seria uma vida leve para você. É importante que seus objetivos possam estar alinhados com o seu conceito particular.
  • Como são seus sonhos? -  reflexão sobre sonhos e inspirações, afinal ganhar clareza sobre eles vai te ajudar a elencar seus objetivos.
  • Reconheça suas expectativas - muita gente fala sobre a importância de reduzir as expectativas, mas acho que mais importante ainda é mapeá-las, reconhecer que elas existem.
  • Esperança e produtividade - sobre a importância da esperança como combustível e motivação para seus objetivos. Em equilíbrio, claro, senão caímos no próximo ponto...
  • Cuidado com os objetivos gigantes - nem sempre a gente é muito realista com nossos objetivos e isso acaba nos atrapalhando, nos paralisando até. Esse post é para ajudar a se organizar nesse sentido.

Com os objetivos definidos, é hora de criar planos de ação para eles:
  • Planejamento e desejo - objetivos são sonhos ou desejos mais estruturados, planejados, então é legal ler esse texto pra refletir sobre a diferença e estabelecer um compromisso com seus objetivos.
  • Plano de ação produtivo - nesse post eu falo sobre como quebrar seus objetivos em ações menores e concretas.
  • Objetivos: expectativa x realidade - leitura interessante para se preparar para a realização dos seus planos de ação já entendendo que as suas expectativas podem não se tornar realidade.
  • Atitude e um futuro organizado - sobre as nossas habilidades de execução e como elas interferem no momento de colocar nossos objetivos em ação.

Algumas coisas que podem te atrapalhar no caminho para a realização dos seus objetivos e como lidar com elas:
  • Objetivos e autossabotagem - muitas vezes a gente trabalha contra a gente mesmo, até porque alguns objetivos nos fazem sair da zona de conforto e nos despertam defesas.
  • Prazer imediato x realização futura - uma reflexão sobre como nosso cérebro funciona pra entender que por querer economizar energia a gente acaba indo contra o que desejamos de fato.

Não basta ter objetivos claros e plano de ação em andamento, é preciso acompanhar a sua evolução, observar o contexto e possíveis mudanças e então revisar quando necessário:

É importante também aceitar que nem todos os nossos objetivos serão alcançados e estar preparado para quando isso acontecer:

Antes de encerrar, vou deixar outros dois posts mais específicos de objetivos relacionados a vida profissional e a maternidade pois percebo que algumas vezes esses dois aspectos da vida acabam interferindo bastante na nossa organização pessoal como um todo:


Tenho também um e-book gratuito bem legal sobre objetivos com exercícios para te ajudar a esclarecê-los que você pode baixar aqui.

Boa leitura e fica a vontade para colocar suas dúvidas aqui nos comentários.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP