Um plano é só um plano

05:00


 "Um planejamento estático não funciona num sistema dinâmico
Tiago Mattos

Se vivemos em um mundo que muda em uma velocidade cada vez maior, porque deveríamos planejar? Recebo variações dessa pergunta direto e quando postei essa frase uma vez recebi uma enxurrada de comentários no direct sobre ela ir contra o que eu prego que é a importância do planejamento. Então o post de hoje é pra responder a essa questão da importância e necessidade de planejar visto que tá tudo mudando à nossa volta loucamente.

O primeiro equívoco que eu já quero esclarecer é sobre a frase que abre o post. O Tiago Mattos fala isso no livro dele "Vai lá e faz" e logo em seguida ele explica que não é que o planejamento é ruim, é só que ele deve ser ajustado constantemente e que não é legal gastar um tempão planejando para colocar um projeto em execução quando o mercado muda rápido a ponto de ao final do planejamento tudo poder precisar ser jogado no lixo. E, sim, claro, eu concordo com ele.

Um planejamento existe para direcionar nossas ações dentro de um determinado contexto, levando em conta um objetivo claro. Por isso, precisamos nos adaptar constantemente a mudanças no nosso contexto. Se o contexto muda, o planejamento precisa mudar também. Vale para empresas, vale para projetos, vale pra rotina, vale pra vida.

Mas isso não significa que não devemos planejar, pelo contrário. Significa que o planejamento é ainda mais importante e precisa acontecer de maneira ágil, prevendo ajustes ao longo do caminho. Você faz um planejamento macro inicial do ano, por exemplo, e vai ajustando ao longo dos meses. Já o planejamento semanal, dificilmente vai mudar tanto assim por conta do contexto (em períodos especiais talvez, mas não toda semana). Então, dá pra usar essa visão sem maiores traumas.

Acho que já deu pra entender que o planejamento segue sendo importante, né? Mas tem ainda uma coisa que costuma gerar bastante preocupação que é encarar o planejamento como uma lei imutável. Muita gente comete esse erro e se sente culpado e acaba desistindo de planejar achando que não funciona pra si pois é "muito desorganizado para isso".

Gente, quanto mais desorganizado você for ou estiver (eu realmente acredito que a organização não é uma questão de personalidade e sim de habilidade que pode ser desenvolvida), mais importante o planejamento é para você. E nesse caso que eu descrevi acima não tem nada a ver com desorganização, viu? Tem a ver com encarar o planejamento como algo engessado. É isso que não faz sentido.

"Tudo muda o tempo todo no mundo" (como diria Lulu) e "o caos acontece e não poupa ninguém" (como diria Lenine), então esquece isso de planejamento ser algo escrito em pedra (esse é um dos perigos da organização em excesso aliás)! A gente pode replanejar, a gente pode não fazer o que planejou por qualquer motivo que seja, inclusive por não estar afim naquele dia e naquele momento.

O que a gente não pode é não planejar e não registrar o que fez e o que não fez pra poder revisar depois e aprender com isso, percebe? Se você não registra, perde uma informação de ouro! Você pode perceber que no início da semana você tende a aceitar mais demandas não planejadas que te deixam mais cansado ao longo da semana (caso real de cliente da consultoria) ou que normalmente é nos dias em que vai resolver coisas na rua que acaba não conseguindo fazer o que planejou (caso real de cliente também).

Se essas duas pessoas não tivessem planejado e deixado de fazer o que planejaram não conseguiríamos ter uma pista importante para equilibrar e tornar a rotina mais leve e produtiva, percebe?

Então, lembra que planejar não é o problema e nem você. O problema é encarar o planejamento como algo rígido ou nem planejar porque sabe que as coisas vão mudar. Elas vão mudar mesmo, você vai mudar também junto e o planejamento serve pra te mostrar que isso aconteceu e que tá tudo bem. Combinado?

Um plano é só um plano. Tenta não colocar uma carga pesada demais nisso a ponto de desistir de planejar ou de gastar tempo demais nisso.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP