O que é uma vida leve?

05:00



Mês passado eu lancei meu primeiro curso online de organização pessoal, o vida leve no seu tempo. A turma foi super participativa e a experiência foi maravilhosa. Mas afinal, o que é essa vida leve? Falamos muito sobre isso no curso e hoje eu quero compartilhar com você algumas respostas que apareceram para essa pergunta.

  • Tranquila: leveza remete a tranquilidade realmente, mas o que exatamente significa uma vida tranquila? A saga continua...
  • Equilibrada: o equilíbrio faz sentido. Quando você tem momentos de descanso e de produção, quando você olha para as áreas da sua vida que são importantes pra você, quando você evita exageros. Eu acredito nesse caminho do equilíbrio e da fuga dos extremos como caminho para uma vida leve.
  • Sem desperdício de tempo: não sei bem se tem a ver com leveza exatamente, mas desperdício nunca é bom e com certeza gera desequilíbrio. Sendo o tempo algo tão precioso, desperdiçá-lo com certeza nos afasta de uma vida plena (outro conceito interessante, eu diria, me lembrou o livro "a vida que vale a pena ser vivida").
  • Fazendo o que se ama: a sensação de prazer de fazer o que amamos pode nos ajudar a interpretar o dia a dia de maneira mais leve. O foco muda para a sensação de bem-estar.
  • Estando com pessoas que amamos: essa sensação de pertencimento também nos faz sentir prazer e esse aconchego nos ajuda a lidar com as coisas de maneira mais suave.
  • De Paz: a sensação de paz se assemelha muito a sensação de leveza realmente. É um alívio em estar bem.
  • Não se estressar: acho que não se estressar é fisicamente impossível, mas eu entendi o ponto aqui. É não deixar que o estresse seja uma constante e nos paralise. Acho que uma vida leve é sim também aquela em que aprendemos a lidar com o estresse para que ele não nos impeça de viver.
  • Menos correria: ritmo mais lento, suave, fluido, tem a ver com leveza e essa aceleração com certeza nos faz um mal danado. Uma vida mais leve é uma vida mais saudável, respeitando o seu tempo. 
  • Feliz: outro termo super subjetivo, mas que nos remete a mesma sensação de bem-estar. A felicidade só é percebida sem o peso das obrigações, da correria, do desequilíbrio. 

Já deu pra ver que a vida leve é percebida de diferentes maneiras e está imbuída de muitas outras expressões igualmente subjetivas. A graça, a meu ver, está aí. A vida leve é a vida que você deseja, reduzindo o peso da sobrecarga e preocupações

Mas é importante também refletirmos sobre o que ela não é e eu vou aproveitar algumas respostas que surgiram no curso pra gente conversar aqui:

  • Sem sofrimento: não dá pra eliminar o sofrimento da sua vida. Faz parte. A gente sofre e aprende e passa. 
  • Sem pendências: outra coisa impossível mas que muita gente passa a vida toda tentando. Você não elimina as pendências da sua vida. Sempre vão existir atividades a realizar, isso é estar vivo. A leveza está em estabelecer um processo para lidar com as pendências reduzindo o peso da frustração de não se manter em evolução. E também eliminando aquelas pendências que te paralisam.
  • Sem conflitos: minha gente, em um mundo tão diverso é impossível nos entendermos o tempo inteiro. São muitas variáveis. Conflito é discordância e enfrentamento de visões diferentes de mundo. É a forma como lidamos com as divergências que nos faz encarar a vida com leveza. A escolha em transformar o conflito em oportunidade de aprendizado ao invés de declaração de guerra.

Associar a vida leve a coisas impossíveis de alcançar é deixá-la ainda mais distante de você. A leveza pode estar na forma com a qual você lida com o que a vida te apresenta. E é aí que a organização entra. Como uma ferramenta para lidar com a vida tornando-a mais próxima do que você deseja pra si.

E pra você? O que é uma vida leve? Me conta aqui nos comentários e aproveita e me fala o quão distante você está dessa vida leve hoje.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP