Ansiedade e antecipação

05:00


Pensar as atividades com antecedência, planejar, olhar para o futuro, tem tudo a ver com organização e produtividade. Mas a ansiedade também tem muito a ver com tudo isso. Qual seria então a medida ideal para não adoecer ao olhar pra frente? Vem que nesse post a gente vai conversar sobre isso.

Eu fiz um post algum tempo atrás falando sobre passado, presente e futuro comentando sobre a importância do equilíbrio entre os três tempos e acho que esse ainda é o cerne para entender a questão da ansiedade e seu relacionamento com a organização. Um dos perigos da organização é esse olhar exagerado para o futuro ocasionando a perda de contato com o presente.

O problema não está na organização em si, claro, mas sim no exagero. O adoecimento vem de quando um comportamento começa a te trazer mais consequências negativas do que positivas e precisamos sempre ficar atentos quanto a isso.  

A ansiedade é em sua essência uma reação natural do corpo. Quando algo importante vai acontecer, quando o desconhecido está presente, seu corpo reage ligando o alerta. Isso é a ansiedade e te faz imaginar alternativas, e rotas de fuga para caso algo dê errado pela frente. Isso pode acontecer mesmo quando algo muito bom está prestes a acontecer, tipo seu aniversário ou uma grande viagem tá chegando. A ansiedade vem porque você quer tanto que dê certo que fica imaginando e antecipando para garantir que nada dê errado.

A ansiedade pode ser saudável se for apenas aquele friozinho na barriga que te deixa atento e alerta para pensar em alternativas, planos e estratégias, assim como o medo. Perceber suas nuances pode até te ajudar a entender e identificar o que é importante para você. Então o que a gente quer não é eliminar a ansiedade da nossa vida, mas aprender a lidar com ela para que ela não vire um problema, uma doença realmente.

Hoje a ansiedade como doença tem acometido muitas pessoas e isso é realmente preocupante. Mas isso não significa que antecipar alternativas e caminhos e planejar o futuro seja um problema. Sua vida precisa de perspectiva, você precisa se desenvolver (de maneira organizada, se possível). 

Pra não cair no exagero de nenhum dos dois lados (ausência total de ansiedade e antecipação ou ansiedade e antecipação em exagero), a chave é se observar e equilibrar antecipação com experimentação e acolhimento. Você reflete, olha pra frente, deixa o frio na barriga te ajudar a definir estratégias e então relaxa e vê no que vai dar, sabendo que fez o que era possível naquele momento. 

Mergulhar em si mesmo para descobrir o que te trás leveza e te acalma também ajuda bastante. Que você possa encontrar a sua medida e respeite o seu tempo, com a dose certa de antecipação para a sua vida.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP