O medo e o tempo

05:00



Estava outro dia conversando sobre os vilões da produtividade e uma cliente comentou: "acho que o maior vilão da nossa produtividade é sempre o medo". Uma declaração forte, eu diria, e eu não concordei muito com ela, expliquei e senti que precisava compartilhar um pouco sobre o que penso sobre a relação entre o medo e o tempo aqui hoje.

A primeira coisa que a gente precisa esclarecer é que o medo não é algo essencialmente ruim. Ele existe como uma resposta do organismo à possibilidade de perigo. Ele faz com que você fique atento, com os sentidos aguçados. Isso é bom, super inteligente aliás. Te ajuda a ficar de olho aberto (literalmente), antecipar riscos, ficar preparado.

O problema é quando o medo atinge uma proporção grande demais a ponto de te paralisar. Quando a gente diz que não quer ter medo, na verdade não é bem isso que a gente quer. A gente quer é que o medo não nos paralise. Porque é esse estado de ficar paralisado diante do que vem pela frente que é um vilão da nossa produtividade (e não é só o medo que nos deixa assim, é bom que fique claro). O que a gente precisa então é de coragem. Que não é o contrário de medo, por sinal. Coragem é agir mesmo quando você tem medo.

Focar no medo apenas não é nada produtivo realmente. Mas usá-lo como sinalizador para onde é importante ficar atento, por outro lado, é super, produtivo. Percebe a diferença?

Pensa em uma situação que te deu medo...provavelmente você pintou o quadro mais horrível de todo o caos que poderia acontecer. Eu sugiro que você alimente esse monstro que você criou, para ver até onde ele te leva. Isso é ser curioso, ter uma atitude proativa diante do medo. O que você vai descobrir é com certeza melhor do que ficar parado sem fazer nada usando o medo como desculpa. 

Você pode descobrir soluções e estratégias para minimizar os riscos, pode perceber que tem algumas emoções além do medo envolvido na questão e pode até descobrir que nem faz mais sentido ter medo, que ele não é lógico, o que te leva a ação, ou descobrir que nem era medo afinal, era uma desculpa.

Então te convido a parar de colocar a culpa no medo e partir pra ação, pois ainda temos algumas semanas de 2019 pela frente!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP