Se organize para lidar com conflitos

05:00



Eu amo Natal. Talvez tenha a ver com ter nascido em Dezembro, não sei ao certo. Fato é que amo. E sempre me intrigou existir tanta gente que tenha problemas com o Natal. Percebi então que para muitas pessoas essa é uma época sensível, triste até, principalmente pelas lembranças das perdas. Mas sabe o que me intriga mais? É perceber que a maioria das pessoas que tem problemas com o Natal acha que o problema está nos conflitos. Então, se você está no time dos que só de pensar na ceia em família já sente um arrepio, vem comigo.

Antes, uma ressalva. Eu sei que algumas religiões não comemoram o Natal então não quero que, se esse for o seu caso, você se sinta excluído. Eu particularmente não associo essa festa ao religioso (sou ateia, por sinal). Para mim, é uma festa temática cultural super divertida. Mas se você se incomoda, fique a vontade para substituir Natal por qualquer outro evento em que você encontre família e amigos e te remeta a conflito. As dicas a seguir valem para todos esses momentos.

Várias pessoas juntas podem ser realmente uma receita para conflito. O ambiente é propício, digamos. Mas conflitos podem ser bons e produtivos ou mera perda de tempo. Como pessoas organizadas que somos ou queremos ser, queremos evitar o segundo tipo de conflito, então veja algumas dicas de como fazer:

  • Respeito. O seu limite começa quando termina o do coleguinha. Você não precisa concordar com as pessoas para respeitar seu espaço, seus limites e seus pontos de vista. Respeitar é entender que as pessoas são diferentes e que isso pode ser massa.
  • Empatia. Sinta o que o outro sente, tente olhar com seus olhos, se projete para uma situação parecida que você vivenciou, tente imaginar o que fez aquela pessoa agir ou falar assim.
  • Filtro. Cuidado com o que diz e com o que faz. Qual o seu objetivo? No que vai ser útil para as pessoas naquele momento você se comunicar dessa forma? Conteúdo, formato, jeito de se expressar. Tudo isso manda mensagens que podem não ser captadas pelo outro da forma como você gostaria. Então, faça o filtro antes.
  • Escuta seletiva. Meu avô super praticava essa. A gente dizia na verdade que ele tinha surdez seletiva. E isso é muito sábio. Escutou algo que não gostou? Deixe passar. Vale a pena discutir?  Decida o que vai deixar fazer eco na sua mente e na sua vida.

Outra dica é praticar a comunicação não violenta. Evitar julgamentos ao se comunicar. Falar sempre a partir dos fatos e colocando como você se sente e não o que você acha que o outro quis dizer.

Algumas pessoas preferem fugir de temas polêmicos como futebol, religião e política. Eu acho que se o ambiente estiver de fato aberto e sem julgamento esses assuntos podem ser interessantes para nos fazer entrar em contato com outros pontos de vista. Mas...se não for o caso, melhor mesmo não perder esse tempo.

No mais, encare como um experimento sociocultural. Observe e aprenda mais sobre aquelas pessoas e sobre o comportamento e mente humanos. Não deixe que te afete tanto.

E lembre sempre: reunir família e amigos tem sempre o objetivo de espalhar amor. No fundo todos têm amor e boas intenções dentro de si, apesar de nem sempre conseguirem demonstrar isso de um jeito que faça sentido para você. 

Dito isso, te desejo um FELIZ NATAL!!! Que o amor que eu tô sentindo aqui, chegue aí também.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP