Existe isso de "tudo é prioridade"?

05:00



Alguns meses atrás recebi o convite para ser co-autora no livro "Mulheres que inspiram". Sempre quis ter um livro físico e achei que esse seria um bom primeiro passo. Acabei escolhendo o capítulo com o título "Como ter foco quando tudo é prioridade". Escolhi porque me intrigou, era um título que não fazia muito sentido para mim. O livro foi lançado no último dia 09/12 (veja as fotos do lançamento aqui) e achei que valia falar aqui sobre prioridades novamente.

Quero começar explicando porque o título do capítulo não faz muito sentido pra mim: não existe "tudo é prioridade". É inconsistente com o termo prioridade! Prioridade é algo que tem mais importância comparativamente a outras coisas. Se você diz que TUDO é prioridade, não existe prioridade porque não tem com o que comparar, entende?

Mas, deixando minha chatice semântica de lado, vamos falar sobre o que as pessoas na verdade querem dizer quando dizem que "tudo é prioridade". Para alguém chegar a esse ponto, a coisa está feia. Pode ter rolado muita procrastinação de coisas importantes, muitas coisas desimportantes ocupando espaços importantes, muitas solicitações externas sem que se tenha colocado limites ou  uma interpretação errada do nível de importância do que precisa ser feito.

Quando a coisa chega nesse ponto, ainda é preciso definir prioridades. De tudo o que precisa ser feito, o que tem maior impacto ou risco de causar problemas? O que é mais importante para você? Quais as consequências disso ser feito? E de não ser feito? Você pode criar um quadro comparativo com esses critérios para ficar mais fácil visualizar, por exemplo. Mas não existe fórmula ou regra para a tomada de decisão. Não tem certo e errado, é você quem precisa decidir no final das contas e talvez esse seja o problema.

Enfim, você pegou o espírito da coisa, mas o ideal mesmo é você nem deixar chegar a esse ponto e manter o radar em alerta para identificar as prioridades na sua lista de atividades. Planejamento e Organização! Tenha visibilidade e clareza a respeito de tudo que precisa ser feito.
  • Tenho tudo o que preciso para realizar? Identifique dependências e necessidade de ajuda externa.
  • Quanto tempo preciso para realizar? Avalie levando em conta o histórico dessa atividade.
  • Qual o resultado desejado? Clareza com as expectativas ajuda a direcionar os esforços necessários

Com tudo ás claras, planejar fica bem mais fácil. É ir montando o quebra-cabeças na sua rotina!

Quer saber mais sobre prioridades e se inspirar com a história de outras mulheres? Talvez o livro Mulheres que inspiram possa ser uma boa pra você. Tenho alguns exemplares disponíveis e em breve terei o link aqui do e-book para venda.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP