"Tempo se faz" - a importância de definir prioridade

06:00

Na adolescência, me lembro de algumas vezes meu pai perguntando: "Por que você não fez isso?" (para algo que ele queria que eu fizesse ou que achava ser importante) e eu respondia: "Não deu tempo! Não tive tempo!" e ele fazia uma cara séria e falava: "Tempo se Faz!". Aquilo me dava muita raiva porque para mim era um problema sem solução e uma extrema injustiça exigir de mim multiplicar o tempo. Naquela época eu queria abraçar o mundo e 24 horas em um dia parecia muito pouco. Eu tentava argumentar, brigava com ele, mas a verdade é que aquela frase continuava me adormentando: "TEMPO SE FAZ!"

Eu só fui entender o que ele queria com aquela frase anos mais tarde, trabalhando com projetos. Com prazos apertados, precisávamos definir a prioridade das atividades baseada no caminho crítico do projeto. Ali eu entendi que não dá para fazer tudo nos mínimos detalhes, mas dá para fazer o que é importante de verdade, o que é prioridade. E é aí que está o "pulo do gato"! É preciso saber  o que é importante e focar nisso. Essa é a melhor forma de administrar o seu tempo.

Prioridade pelo dicionário é a condição do que é o primeiro em tempo, ordem e dignidade; preferência, primazia.
É o que você deveria fazer primeiro, o nome diz tudo. Se é tão obvio assim, porque não focamos no que é prioridade? Acho que o ponto é que, quando a gente está com a sensação de que falta tempo, não estamos definindo prioridades corretamente. Ou não priorizamos, ou damos atenção demais ao que não deveríamos. É viver apagando incêndios, é investir na correção do problema quando deveríamos focar na prevenção que é o que de fato vai evitar que ele ocorra.

Já fiz um post aqui sobre a importância de criar listas, tirar as coisas da cabeça. Mas preciso dizer que uma lista simples não é o suficiente. É preciso priorizar. Com as atividades ordenadas por prioridade você direciona seu esforço no que é importante e realiza melhor. Repare que eu não disse que você realiza mais. Não necessariamente você faz mais coisas, mas com certeza faz o que é mais importante, e com isso gere seu tempo com mais eficiência. O que separa uma boa de uma má administração do tempo é saber entender a diferença entre importante e o que é urgente. Urgente é tudo que precisa de ação imediata e, na maioria das vezes, tem relação com prazos esgotados. Urgente pode ser também algo importante que não foi tratado no tempo certo, não foi priorizado. Deu para perceber?

Prioridade! Isso era o que meu pai queria dizer com "Tempo se faz". Se algo é prioridade para você, com certeza você vai encontrar tempo para isso, certo? Quer um exemplo? Ir ao médico regularmente fazer check-up. Ninguém tem tempo, a maioria das pessoas adia ao máximo sua ida ao médico. Mas basta sentir uma dor diferente, pegar uma virose, e a gente acha um tempo para ir.

"Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia; quarta-feira vira sábado e um momento vira oportunidade" Pedro Bial.

Faça tempo para o que realmente importa para você. E se você não sabe o que é importante para você, primeiro procure saber, e então priorize! Isso vai fazer com que você tenha maior eficiência na administração do seu tempo.


Fonte da imagem: ograndedialogo

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP