Férias - Planejar é preciso!

05:00



As férias estão chegando (as minhas pelo menos) e nessa época eu sempre passo uma atividade para os clientes de consultoria que pegam eles de surpresa: Planeje suas férias. É engraçado como, pra maioria das pessoas planejamento está relacionado a dias úteis e não finais de semana e férias. Vamos quebrar esse mito aí minha gente!

Quando as pessoas escutam sobre planejar férias elas pensam em passagens, hospedagens, passeios, transporte, dinheiro, malas. Isso tudo é importante e diz respeito ao "durante", mas tem outras coisas que você pode estar deixando de fora. Para te ajudar nisso, resolvi listar algumas sugestões do que fazer para planejar o antes, o durante e o depois das férias. E sim, precisa pensar nisso, nem que seja pra depois dizer que não precisa mais.

Planejamento - Antes das férias: aqui está o planejamento das atividades que você precisa fazer para garantir que tudo esteja pronto para você sair de férias. Liste tudo o que precisa ser feito antes e distribua ao longo dos dias e até semanas anteriores.
  • organize suas atividades no trabalho para não deixar tudo pra última hora. Liste o que é imprescindível deixar pronto, passe as atividades que vão ficar em andamento para outros membros da equipe, alinhe com seus líderes. Se você for dono do seu negócio, deixe os posts programados, avise da sua ausência, bloqueie a agenda, promova ações que mantenham a sua audiência e clientes engajados.
  • organize suas coisas em casa. Se organize para não deixar comida estragar, ou para ter comida caso vá ficar em casa, veja o que for preciso referente a correspondências, contas, limpeza e roupas. 
  • Faça o que tiver que fazer para as férias acontecerem. Seja qual for o seu objetivo e expectativas com as férias, normalmente é preciso antecipar a compra de materiais, passeios, passagens, reservas, etc. 

Planejamento - Durante as férias: aqui está o planejamento do que você quer fazer enquanto estiver de férias (talvez você até precise começar por aqui para poder planejar o antes. Aqui é importante mergulhar nas suas expectativas para entender qual o seu desejo, pois isso vai guiar o planejamento.  Não adianta planejar mil atividades exaustivas se seu objetivo é descansar, por exemplo.
  • liste tudo o que você quer fazer nas férias. Pense no ideal num primeiro momento e não necessariamente no que é possível. Abrir-se as possibilidades é importante para entender seus desejos e necessidades.
  • Veja quanto tempo vai precisar para cada coisa, o que faz sentido manter e como otimizar reunindo atividades com o mesmo contexto.
  • Faça seu plano tal que ele seja equilibrado e com folgas. Abra espaço para as oportunidades, mas ao mesmo tempo garanta que o que é importante para você seja feito. 

Planejamento - Depois das férias: aqui fica o planejamento do que será preciso fazer ao voltar das férias. Pensar nisso com antecedência te ajuda a evitar aquele desconforto da chegada em que tudo parece chato demais e a gente tende a procrastinar ate que passa uma semana e a mala da viagem continua no meio da sala
  • Planeje sua semana de volta com espaços. Você sabe que quando você voltar a realidade vai cair na sua cabeça, então porque não já se planejar para ter tempo de lidar com ela? Planeje uma retomada gradual, se possível. 
  • Coloque tudo no lugar. Planeje tempo para desfazer as malas, caso tenha viajado ou simplesmente pra dar uma geral na casa e fazer uma ronda pra devolver as coisas para os lugares antes de retomar a rotina.
  • Reserve um tempo para avaliar suas férias, rever as fotos, listar lições aprendidas e pensar em como incorporar um pouquinho delas na sua rotina.

Deu pra perceber como fazendo isso as coisas ficam bem mais claras? Férias é sempre um bom período para refletir, repensar escolhas, reforçar prioridades, redefinir objetivos, planejar o que precisa de ação, desenvolver novas ideias, relembrar e reforçar os seus porquês. Não deixe que a correria te impeça de aproveitar tudo isso.


OBS: Eu saio de férias dia 13/12 e só volto dia 25/01. Mas isso só vale pros atendimentos de consultoria. O conteúdo vai seguir firme e forte no mesmo esquema. E ao virar o ano, venho aqui contar as novidades planejadas para o conteúdo em 2020.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP