E quando você fica sem bateria?

05:00



Ninguém mais vive sem tecnologia. Não dá pra ir na contramão. O problema da tecnologia é que quando a bateria acaba a gente fica ilhado. Para não ter que lidar com isso, existem estratégias como andar com carregador ou bateria extra. Mas e quando quem fica sem bateria é você?

Pausa dramática para dizer que, sim, você pode ficar sem bateria, cansada e esgotada. Acontece. Comigo, percebo três tipo de cansaço diferentes e os descrevo abaixo, com algumas dicas para recarregar quando você ficar sem bateria também.

Cansaço físico: dor muscular, corpo pesado, dor de cabeça, sono.
Quando costuma acontecer: troca de série ou início na academia, esforço pontual e exagerado, carregando compras, muito tempo em pé.

Cansaço emocional: vontade de ficar sozinha, impaciência, instabilidade.
Quando costuma acontecer: situações de perda, discussões e injustiças.

Cansaço mental: dor de cabeça, dispersão e falta de concentração e foco.
Quando costuma acontecer: após tarefas que exigem concentração, produção intelectual, estudo e raciocínio intenso, palestras e workshops.

A primeira dica, quando é possível prever esse esforço e cansaço com antecedência, é reservar na agenda um tempo depois para descansar e recarregar as baterias. E quando não for possível? Quando for pega de surpresa por uma necessidade de esforço extra que te sobrecarrega?

Aí então é parar. Respirar fundo e se permitir. Parece bobo, mas ás vezes a gente se atropela e ultrapassa os próprios limites em busca da produtividade e esquece que para ser produtivo você precisa de energia e disposição (fiz um post sobre a relação sobre ócio e produtividade se quiser saber mais sobre isso). Ultrapassar seus limites em um caso de cansaço significa adoecer. Física, mental ou emocionalmente. E doente não há produtividade que resista.

Uma parada consciente é o que você precisa, na maioria das vezes, para recarregar as baterias. Pára, reflete, se dá esse tempo. Mas não ser entrega indefinidamente não, tá? Defina previamente quanto tempo essa pausa vai durar.

Bom, a carga propriamente dita as vezes precisa de mais do que a pausa. Para recuperar as energias, é importante produzir energia. Como? Cada um tem seu jeito, mas é basicamente fazer coisas que te façam bem e te deem prazer. Pra mim funciona ouvir música, tomar um banho gostoso, ver o mar, fazer exercícios leves (não no caso de esgotamento físico, vale lembrar), arrumar a casa, zerar uma lista de tarefas (não no caso de esgotamento mental, obviamente), ler um bom livro.

Mergulha em si mesmo (veja mais sobre autoconhecimento e organização aqui), se observa, Que momentos do dia ontem te deixaram animado e com energia? E hoje? Isso pode te dar uma boa pista de por onde começar.

Resumindo, quando a bateria acabar e o cansaço aparecer, recarregue! Você também precisa monitorar seu estoque de energia!

Que tal compartilhar comigo nos comentários as coisas que te dão energia?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP