Obstáculos - as pendências que paralisam

05:00



Todos os dias lidamos com pendências. Atividades que precisamos concluir e estão sob nossa responsabilidade. Todo mundo tem pendências e sempre vai ter. As atividades não vão parar de surgir. Hoje eu quero falar sobre algumas pendências em especial: aquelas atividades que a gente sempre deixa para depois e acabam se tornando grandes obstáculos na nossa vida.

Todo mundo tem na sua lista de pendências (a lista existindo concretamente ou não) pelo menos uma atividade que está lá por bastante tempo e nunca é priorizada. Essas atividades normalmente se encaixam em uma das seguintes situações (veja se você se reconhece nelas):

  • Atividades que foram iniciadas e até evoluem, mas que você não consegue concluir.
  • Atividades que você nem começou e fica sempre adiando começar.
Para o primeiro caso (atividades que nunca terminam), pode ser que o perfeccionismo esteja te atrapalhando. Você fica achando que ainda pode ficar melhor, quando na verdade já está bom o suficiente e você só está usando ela como desculpa para se manter ocupado.

Pode ser também que concluir essa atividade signifique ter que lidar com alguma outra que depende dessa e que você não quer realizar de jeito nenhum (o que cai na segunda categoria de obstáculo, no caso). Ou ainda, concluir essa atividade pode significar se despedir de algo que você gosta muito e que você não quer perder.

Qualquer que seja o caso, uma vez identificado, o caminho fica mais fácil. É preciso deixar ir, desapegar, correr o risco e abrir espaço para novas oportunidades de desenvolvimento pessoal. O mais difícil é realmente se tocar de que é isso que está acontecendo com você.

Já quanto a aquelas atividades que você ainda não começou e nunca consegue começar, provavelmente você está imaginando na sua mente um monstro de 7 cabeças e isso está te deixando amedrontado.

Aquela atividade pode não estar clara para você ou representa uma ameaça de alguma maneira na sua interpretação (ainda que inconsciente). 

O caminho, nesse caso, é atacar e destrinchar, esclarecendo e planejando sua realização. Se o medo estiver forte demais, tente o seguinte exercício:

-> Esclarecendo a pendência: imagine a pior coisa que pode acontecer caso realize a atividade (deixe vir a fantasia que for e evite o julgamento) e então siga imaginando...e se isso realmente acontecer, qual a pior coisa que pode surgir como consequência? E o que mais? E então, no fim das contas, você vai terminar como? 

Encarar o seu pior pesadelo pode ser libertador, porque, na maioria dos casos, você descobre que as consequências não eram tão ruins assim. Ou, se deparando com a realidade cruel, você percebe que adiar só vai piorar as coisas. É aí então que você já terá tudo o que precisa para planejar a realização da atividade.

É importante ressaltar que, em alguns casos, o trauma pode ser mais profundo e essas ações e exercícios não vão resolver de vez o problema. Nessas horas, é importante procurar um profissional, um psicólogo, que possa te ajudar a investigar a sua dinâmica de comportamento, possíveis origens no seu passado e te dar o apoio necessário para lidar com isso.

Independente de em que caso suas pendências se encaixem, esclarecer o que representam e significam e mergulhar nelas é sempre um excelente caminho. Vamos mergulhar?


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP