Flexibilidade, equilíbrio e rotina

05:00


Rotina tem a ver com estrutura e repetição. Flexibilidade tem a ver com a facilidade de alteração e adaptação. Equilíbrio tem a ver com estabilidade e compensação. Os conceitos separadamente parecem não combinar muito bem. Uma rotina flexível e equilibrada é então possível? 


Eu acho que além de possível é desejável. Segue comigo que eu vou te explicar porque e, de quebra, ainda vou te explicar como conseguir isso.

Começando pelo contexto, vivemos, eu e você, num mundo ultra dinâmico, em constante mudança, com a tecnologia evoluindo super rápido e impactando nossa rotina o tempo todo. A flexibilidade então é praticamente uma questão de sobrevivência. Carreiras flexíveis, negócios flexíveis, pessoas flexíveis, vidas flexíveis.

Por outro lado, acompanhar essa velocidade é impossível. O volume de informações e novidades é muito maior do que nossa capacidade de processar e incorporar. Por isso, o equilíbrio é igualmente importante. A gente fica de olho nas novidades, se adapta, pega o que é interessante, mas não se joga completamente na onda. Senão a aceleração pode nos machucar. 

E onde a rotina entra nisso tudo? Bom, eu fui falando sobre o contexto em um nível mais abrangente, mas vale pro nosso dia a dia. Muitas vezes surgem solicitações novas, oportunidades, imprevistos e temos que nos adaptar (flexibilidade). Por outro lado, não podemos esquecer de coisas importantes como nossos objetivos, nosso descanso e o autocuidado (equilíbrio).

Você pode montar então uma estrutura que alie equilíbrio com flexibilidade. Deixa eu te contar como estruturar uma rotina assim:
  • Inclua espaços entre as atividades. Assim, se uma atividade durar mais você consegue compensar e manter o que havia planejado e se durar menos, você ganha um tempo para adiantar alguma coisa, matar pendências, esticar as pernas ou descansar.
  • Leve em conta as diferentes áreas da sua vida na hora de elaborar sua rotina para estimular o equilíbrio.
E pra tudo isso funcionar, é importante uma boa dose de auto-observação e desapego. Não existe flexibilidade total porque você acaba sobrecarregado. Não existe estrutura fechada porque imprevistos acontecem. O equilíbrio está em uma estrutura enxuta formada a partir de escolhas conscientes (dizendo não e delegando atividades não importantes ou essenciais) com atenção ao contexto e suas oportunidades.

Se fez sentido pra você me conta, o quão longe você está de incluir equilíbrio e flexibilidade na sua rotina? E se está longe, o que é mais difícil pra você?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP