Blocos de tempo - minha versão

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Thais Godinho, Gabriela Brasil, Ana Carolina, todos queridos que eu super admiro já falaram sobre esse tema. Eu sempre indico posts deles como material de apoio nas minhas consultorias online. Por muito tempo fiquei me perguntando se deveria fazer um post sobre esse tema também e sempre adiei achando que seria chover no molhado. Mas, pensando bem, tem sempre uma visão diferente, exemplo e aplicação que pode ajudar alguém a se conectar com a técnica a partir do nosso olhar pessoal, então decidi finalmente escrever minha versão sobre essa técnica que auxilia a gestão do tempo. Vem comigo.

São duas as premissas principais do método:

  • Você deve concentrar atividades semelhantes entre sí ou de contextos semelhantes e agrupá-las em blocos que façam sentido. Por exemplo: bloco de higiene matinal, bloco de rotina noturna, bloco de estudos, etc.
  • O planejamento é feito pelos blocos, mantendo sempre que possível uma mesma rotina diária/ semanal de blocos de tempo. Você pode até alterar as atividades dentro de cada bloco mas o contexto dele não muda. Por exemplo: no período que você planejar para o bloco de trabalho você pode ate mudar as atividades que realiza a cada dia mas o bloco de trabalho acontece sempre no mesmo período.
A ideia por trás é a de você condicionar o seu cérebro a seguir uma rotina, com contextos iguais diariamente, ainda que suas atividades mudem muito de um dia para o outro. Na consultoria eu tenho visto que esse método tem funcionado super bem para profissionais autônomos que tinham dificuldade de planejar o dia a dia. Para nós (me incluo agora nessa categoria) é difícil prever exatamente o que precisaremos fazer a cada semana, mas temos uma noção macro do que é necessário a ponto de conseguirmos estruturar os blocos e então ir brincando de encaixe com eles para planejar uma rotina ideal.

Esse pra mim é o maior ganho, na verdade. Possibilitar uma visão ampliada da sua rotina e planejamento, dando a flexibilidade necessária para um planejamento realista. Estando os blocos alinhados com seus principais objetivos, você garante que vai evoluir neles semanalmente e tudo flui melhor.

Meus blocos de tempo principais hoje são 9 e eu os compartilho abaixo com você para que a teoria do método fique mais clara.
  • Rotina da manhã: preparar a filha pra escola, tomar café, me arrumar. (duração = por volta de 1 hora)
  • Rotina de exercícios: academia, deslocamento e banho (duração = 1,5 horas)
  • Respostas: whatsapp, emails e redes sociais (duração = meia hora)
  • Produção de Conteúdo: criação de posts e materiais (duração = 2 horas)
  • Atendimentos: consultorias online com clientes ou preparação e registro desses atendimentos (duração = 2 horas)
  • Estudo: cursos online, livros de estudo (duração = 1 hora)
  • Família: curtir a filha e o marido (duração = 2 horas)
  • Preparação para o dia seguinte (duração = meia hora)
  • Descanso: sono (duração = 8 horas)
Você pode perceber que não dá 24 horas porque eu repito alguns blocos, como o de respostas (sempre pelo menos duas vezes dele por dia) e os de atendimento e produção de conteúdo (esses variam por dia da semana, na verdade).

Ter essa visão macro me ajuda a ter em mente o que é prioridade. E você, como faz?


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