#ResenhaAvessodoCaos O poder do quando

05:00



A primeira vez que eu ouvi falar nesse livro do Dr Michael Breus foi através da Ana do Eu Organizado. Ela foi bem persuasiva indicando pois, segundo ela, mudou sua vida. Não resisti.

"O que? e Como? são perguntas excelente e necessárias, mas existe outra que é crucial para melhorias reais, drásticas e decisivas na sua qualidade de vida: Quando?"

A teoria é que todas as pessoas se encaixam em um dos quatro cronotipos: lobo, golfinho, leão, urso. Esses cronotipos traduzem características relacionadas ao seu sono e picos e vales de energia, ou seja, seu relógio biológico base. 80% da população é feita de ursos, por isso o relógio socialmente aceito é o deles. Acordar, almoçar, dormir, o horário comercial de 8 as 18h atende bem a eles. Mas não exatamente quando se trata dos demais tipos (meu caso, aliás, que sou leão). Você pode fazer o teste aqui (em inglês) ou aqui (em português).

A partir da identificação do seu perfil, o autor vai explicando, com base em resultados de pesquisas científicas, quais os melhores horários para você realizar as atividades do seu dia a dia. Tudo quanto é atividade, aliás...incluindo sexo, pedir aumento, vender, usar a criatividade e as mais simples como dormir e comer. Ele também dá dicas de como lidar com privação de sono ou mudanças de fuso horário, o que é maravilhoso.

Eu achei beeem interessante e me identifiquei com o perfil que deu de resultado do teste. Eu sou um tipo matutino e faz total sentido boa parte das dicas apresentadas. Dá super vontade de aplicar a rotina ideal que ele sugere para cada perfil. 

Vi como mais um aspecto que a gente ignora normalmente mas que pode ajudar bastante na nossa produtividade. Entender o nosso relógio biológico para potencializar seus horários mais produtivos. É autoconhecimento aplicado na prática. Esse tipo de auto-observação e teste ajuda muito a estabelecer sua rotina ideal.

Super recomendo que você faça o teste e veja os materiais disponibilizados no site do autor. O livro, apesar de grande, tem uma leitura fácil e você não precisa ler as partes referentes aos perfis que não são os seus. 

Eu tô ate pensando em usar como exercício nos processos de consultoria para entender melhor o perfil comportamental dos meus clientes e ajudá-los melhor.

Já leu o livro também? O que você achou?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP