#ResenhaAvessodoCaos - GTD for Teens

05:00



Hoje a resenha é sobre o livro que explica o GTD para adolescentes. Li ele em inglês mesmo, versão original, encomendada na Amazon. Não aguentei esperar a tradução. Eu fiz o curso de GTD com a Thais Godinho e o curso foi maravilhoso, mas o livro A arte de fazer acontecer não foi um livro fácil pra mim. Eu emperrei e não consegui terminar. Ainda vou pegar novamente (depois do curso tenho certeza que não vou achar tão complexo como antes) e falo aqui sobre ele, mas já adianto que, se tiver começando no método, começa por esse aqui (já tá rolando a tradução e deve sair em breve em português). 

O livro é super didático, bem categorizado, com diagramas e ilustrações muito legais e divertidas. São usados dois personagens Miggy (amídala, parte do cérebro que é mais reativa, representada por um macaquinho) e Cortland (córtex pré frontal, parte do cérebro responsável pelo raciocínio analítico, representado por uma coruja).

O livro é dividido em três partes principais:
  • A arte de fazer acontecer: apresentação do método e dos conceitos e explicações sobre distrações e contexto do mundo atual e adolescente.
  • A prática do GTD: o livro vai passando pelos 5 passos (captura, clarificação, organização, reflexão, engajamento), os níveis de foco (propósito, visão, objetivos, áreas de foco, projetos e ações) e o mapa de planejamento (propósito, visão, brainstorm, organização e próxima ação).
  • O laboratório: experiências práticas para testar otimizações na sua rotina.

Durante todo o livro são dados exemplos relacionados ao publico jovem e sua rotina de estudos, atividades esportivas, uso da tecnologia. Bem leve e prático. Ensina o jovem a se manter no estado de prontidão, para o que vier.


O livro me fez clarear um pouco mais o método, mas também me fez perceber como eu posso traduzi-lo melhor para as pessoas. Me fez pensar também em alternativas para educar melhor minha filha. Deu vontade de indicar pra escola dela!

Acho que além de ser um livro para adolescentes e jovens, é um livro para pais e educadores que interagem com esse público. Fiquem de olho pela versão em Português e tenham em casa. Vale super a pena.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP