De onde vem a bagunça?

05:00



Se a bagunça te incomoda provavelmente fica agoniado quando vê um ambiente ou alguém desorganizado. E fica a dúvida: o que faz uma pessoa ser tão bagunceira? Ou ainda, você é o bagunceiro e fica pensando: como foi que eu cheguei a esse ponto? Então hoje o post é pra você. De onde vem a bagunça afinal?
 
Primeira coisa que precisa ficar clara é que ninguém acorda um dia do nada e pensa: "como será que eu posso irritar bastante as pessoas a minha volta? Já sei! Vou ser bagunceiro!" Ou do nada resolve espalhar as coisas pela casa e parar de cumprir suas metas e compromissos. A desorganização vai se instalando aos poucos, na maioria das vezes. E diz muito sobre a pessoa.

Ah Alice, mas tem aquelas pessoas que já nascem assim, não? Eu acho que não. Podem ter pessoas que se acostumaram a lidar com o caos desde cedo ou que têm traços de personalidade de facilitam a proliferação do caos. Mas não acho que seja algo inato, ou seja, que nasce com você e vira rótulo pra sempre. E esse é o primeiro mito que a gente precisa quebrar.

"A organização é um hábito que pode ser aprendido e deve ser ensinado"

A frase aí em cima é minha e é uma das primeiras que eu fiz logo que comecei a estudar organização e produtividade. Um hábito vai sendo construído por repetição. A desorganização é também um hábito. Um hábito ruim, um comportamento destrutivo automático que a pessoa foi aprendendo. 

É importante perceber que todo hábito gera recompensas, a desorganização inclusive. Então antes de resolver virar mártir e organizar o mundo é importante entender que você vai mexer em algo que te atende ou ao outro de alguma maneira. 

Como assim, Alice? Eu explico. Minha parceira Halorna fala uma frase nas suas aulas no Senac que eu levei pra vida:

"A desorganização é um sintoma."

A causa é sempre bem mais profunda. Experiências ruins que a pessoa não está sabendo lidar, mudanças bruscas que desestruturaram, questões internas mal resolvidas e várias outras possibilidades. Não é a toa que organizar mexe tanto com as pessoas, muda vidas. E é por isso também que se você vai embarcar nessa de se organizar de verdade precisa saber que isso envolve uma boa dose de mergulho em si mesmo.

E aí, pronto pra descobrir de onde vem a SUA bagunça?



You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP