Rotina e Imprevistos

05:00



Rotinas não eliminam imprevistos. Rotinas podem ajudar a lidar com imprevistos. Rotinas podem ter até espaço para imprevistos. Fato é que precisamos falar sobre os imprevistos e como eles se relacionam com as nossas rotinas. Vamos juntos.

Fiz um vídeo na série Conceitos e Pre-Conceitos no Youtube sobre Rotina e as pessoas vieram conversar comigo sobre rotina não funcionar por conta dos imprevistos. Primeiro, rotinas funcionam se forem feitas levando em conta a sua realidade e necessidade. A ideia não é engessar e não existe fórmula mágica que valha pra todo mundo. E segundo que cada rotina precisa levar em conta imprevistos.

Não, você não precisa de uma bola de cristal ou mediunidade.  Imprevisto, o nome já diz, não dá para prever e planejar. Mas dá pra planejar e antecipar que eles vão acontecer (o caos acontece e não poupa ninguém). Dá pra reservar espaço para eles na rotina. Dá pra incluir folgas de tempo entre as atividades.

Para fazer tudo isso, é legal pensar um pouco sobre os riscos e as probabilidades e impactos deles ocorrerem. Se surgir um imprevisto amanhã, o que eu preciso fazer com minha rotina? E qual a probabilidade disso acontecer? Você pode não ter a resposta para essas perguntas, mas pode imaginar possibilidades e pensar em alternativas e reservar espaço para ajustar os planos. Pode também ter bem claras as suas prioridades na rotina. 

Se um imprevisto acontece, saber quais são as coisas na rotina que não podem ser alteradas ajuda a despriorizar o que vai precisar ser feito em outro momento devido ao imprevisto. O que me faz pensar que talvez o problema não esteja na rotina, mas na dificuldade que a maioria das pessoas tem em priorizar, em saber o que é mais importante. É um ponto para refletir.

Planejar uma rotina levando em conta imprevistos é aceitar que não existe controle total e conviver com isso. O mundo não gira em torno de você e existem muitas variáveis ao seu redor que podem fazer tudo mudar em um segundo. Só que isso não significa que você tenha que deixar de fazer planos ou estruturar rotinas. Significa apenas que elas são a base, a estrutura que te permite ficar vivo e sobreviva aos furacões. Percebe a diferença?

Se rotinas ainda são um problema para você deixa um comentário aqui embaixo. E se você tem alguma estratégia para lidar com imprevistos, comenta também!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP