Sua produtividade ao longo do dia

05:00



Você sabe qual o momento do dia em que você se sente mais desperto, mais ativo, mais produtivo? Já parou pra pensar sobre como isso pode otimizar o seu tempo e deixar a sua rotina mais leve? Então vem comigo que o papo hoje é sobre isso.

Eu não sou uma pessoa que acorda feliz e falante, sou mais rabugenta e introspectiva logo ao acordar. Mas assim que eu tomo café e me sento para trabalhar, esse é o período do dia em que eu mais produzo, mais realizo, melhor me concentro. Conforme o dia vai evoluindo, a minha disposição vai caindo. E você, como é?

Quando eu observei que era assim que eu funcionava, as coisas começaram a melhorar pra mim. No trabalho no corporativo eu passei a ser a que abria a sala (a primeira a chegar) para aproveitar aquele momento de disposição e também de ausência de distrações já que a equipe chegava bem mais tarde. Quando a galera chegava eu já tinha feito tanta coisa que dava pra trocar ideias e ajudar no que era preciso, além de direcionar as principais ações dos projetos com bem mais propriedade porque eu já tinha me ambientado quanto aos status. 

Nem sempre a gente consegue negociar esse tipo de coisa, a maioria das empresas ainda é bem rígida com horários. Mas eu não acho que é aí que mora o problema. O problema maior está na gente que nem para pra refletir sobre nossas sensações, para perceber como se sente em relação as atividades que realiza. 

Queremos ser produtivos mas relutamos em entender que a produtividade tem relação com sua percepção a respeito de si mesmo e do que realiza. Tem a ver com a sua relação com o tempo e com os seus limites. Descobrir o seu período mais produtivo do dia pode ser o primeiro passo para um mundo de descobertas sobre a sua relação com a produtividade.

E isso não precisa ser complexo, não precisa fazer um teste elaborado. Basta se observar. Algumas ideias pra isso abaixo:

  • como você se sente quando acorda? A sua relação com o sono afeta diretamente a sua disposição ao longo do dia. Se o sono foi bom você tende a se sentir mais disposto logo após acordar, se não foi você provavelmente vai precisar deixar passar algum tempo até conseguir se concentrar em alguma coisa sem sentir sono. Que tal manter um diário do sono pra entender isso?
  • experimente uma mesma atividade em horários diferentes. Reuniões por exemplo, se observe em termos de disposição quando as reuniões (do mesmo tipo e com as mesmas pessoas, se possível) em diferentes horários do dia. Se você tem reuniões semanais por exemplo, tente cada semana um turno diferente e veja se isso altera sua disposição. Vale para todo tipo de atividade, claro. Foi assim que eu descobri que a tarde eu funciono melhor para reuniões. Mesmo com o nível de disposição menor, eu me sinto mais propensa a trocar e criar junto com outras pessoas nesse horário. 
  • o final do dia é um momento em que se sente animado ou esgotado? Algumas pessoas funcionam bem melhor a noite e mesmo que tenham sido obrigada a acordar cedo chegam ao final do dia animadíssimas e conversadeiras. Eu definitivamente não sou uma dessas pessoas mas conheço muitas assim.
E então, o que fazer com essas informações sobre a sua sensação de produtividade ao longo do dia? Usar para planejar a sua semana! Se você se conhece, sabe mais ou menos o que esperar em termos de disposição, pode distribuir suas atividades de uma forma a potencializar isso. Tenta e me conta, combinado?

E se você quer saber mais sobre a influência dos ciclos circadianos e do seu relógio biológico nas suas atividades do dia a dia recomendo o livro O poder do quando que eu já li e fiz uma resenha aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP