Planejamento anual e Semanal - visões de planejamento complementares

05:00


Já falei sobre o planejamento semanal aqui e já falei também sobre planejamento anual, mas separadamente. Hoje eu quero falar sobre como usar os dois estrategicamente para lidar com o seu dia a dia.

A base de qualquer planejamento é o seu contexto, que envolve: seus compromissos, seus hábitos, seus objetivos e ações para alcançá-los, suas pendências. Planejar é basicamente então definir como essas coisas vão se encaixar no seu dia a dia.  Parece simples, mas pode ser complexo dependendo do volume das suas atividades, da sua disposição ou de fatores externos, alheios a sua vontade.

Planejar é sempre uma boa pedida porque te coloca em perspectiva o que vem por aí e te prepara no que é possível para aproveitar melhor seu tempo. Algumas visões são mais míopes, como a visão diária, por exemplo. Outras são amplas demais, como planos a longo prazo (5 a 10 anos).

Eu considero o combo planejamento semanal + planejamento anual interessante porque ele tem uma dose equilibrada de visão ampla com visão detalhada, o que pode ajudar a direcionar melhor seu dia a dia. Principalmente para quem trabalha como autônomo, empreende e tem um dia a dia mais diversificado.  Isso porque a visão anual acaba ajudando a dar contexto a visão semanal, ainda que ela varie bastante.

Na visão anual, quando você elenca os grandes marcos, eventos e compromissos (aniversários, eventos, entregas, lançamentos, viagens, etc), você começa a entender a dinâmica dos meses, o foco central de cada um, as necessidades de preparação e adaptação. E, com isso em mente, fica mais fácil distribuir ao longo das semanas o que precisa ser feito. 

A visão semanal é legal pra acompanhar hábitos e compromissos no dia a dia e para alocar as pendências e ações necessárias levando em conta a visão anual.  Na prática, a visão anual, uma vez estruturada, é apenas mais uma coisa a levar em conta ao planejar sua semana, pois ela contribui com o contexto.

Vou te dar um exemplo pra facilitar. No meu planejamento desse ano, Setembro é mês de desafio do desapego e é também o mês em que eu tenho mais aniversários de amigos e família. Quando eu estava planejando cada semana em Setembro, eu sabia que tinha que ficar de olho e priorizar as ações do desafio e também relembrar os aniversariantes para comemorar com as pessoas que eu amo. Percebe?

As revisões semanais podem também ser usadas como aprendizado para ajustes no planejamento anual, que não deve ser estático. 2020 por exemplo tem sido um ano super atípico e nos fez mudar os planos várias vezes. 

No fim das contas, você pode montar a sua estrutura particular de planejamento como funcionar melhor pra você. Com mais ou menos detalhes. O mais importante é que as visões te ajudem e facilitem a sua vida e não sejam mais uma fonte de estresse e preocupação. 

Agora me conta, como você planeja o seu dia a dia?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP