Planejamento Semanal - o que fazer

05:00



Algumas semanas atrás falei aqui sobre o meu momento de revisão semanal. E como ele está diretamente relacionado ao meu planejamento semanal, chegou a hora de falar também sobre isso por aqui. Eu sei que já falei sobre planejamento aqui, aqui e aqui, mas ainda não tinha dado um passo a passo claro de ações, então, hoje é o dia!

Muitas pessoas tê dificuldade em planejar porque ficam tentando projetar a rotina imaginando e antecipando as coisas. Mas eu acredito que a melhor estratégia é começar olhando para trás, para o passado. É por isso que antes de ensinar a planejar eu costumo ensinar a incorporar o hábito do registro diário das atividades realizadas. Prestando atenção a rotina e refletindo sobre o dia você começa a ter clareza a respeito do seu tempo e da sua produtividade. É com base nessas informações que fica mais simples realizar o planejamento.

Dito isso, dá uma olhada nesse passo a passo para planejar a sua próxima semana:

  1. Listar e distribuir os compromissos com data e hora marcada: consultas, reuniões, essas coisas precisam estar bloqueadas na sua agenda para que você não marque nada nesses horários. Fique atento a inconsistências e atividades agendadas para horários muito próximos. Caso encontre algo que não faz sentido tente renegociar e reagendar.
  2. Identificar o tempo de duração desses compromissos: alguns compromissos já tem hora de início e fim, mas outros não, só tem hora de começar. Para esses é importante prever o tempo de duração, sempre incluindo um tempo a mais para possíveis atrasos. Nesse momento, as informações coletadas na revisão semanal são super importantes pois esses dados históricos te ajudam a estimar quanto tempo será necessário levando em conta o realizado de semanas anteriores.
  3. Identificar necessidades de atividades antes e depois dos compromissos: essa dica é valiosa, presta atenção! Antes de um compromisso como uma reunião por exemplo, você pode precisar se preparar, fazer uma pauta, levantar informações e documentos, conversar com alguém, gerar algum material. Até uma consulta médica pode demandar o levantamento de resultados de exames e lista de perguntas a serem feitas ao médico. E depois também você pode precisar reservar um tempo para fazer a ata da reunião, atualizar seu controle de pendências e projetos, comprar os remédios e fazer novos exames que o médico solicitou. Reservar esses tempos otimiza a sua rotina e garante o melhor aproveitamento dos compromissos. Eles são relativamente previsíveis apesar da gente teimar em não planejar espaço para isso no dia a dia, o que faz tudo virar pendência.
  4. Listar e distribuir as atividades com prazo limite: você sempre tem projetos e objetivos com duração maior e envolvendo uma série de atividades, mas eles sempre tem (ou deveriam ter) marcos de conclusão e entrega, ou seja, prazos finais claros. E esses marcos precisam estar no seu planejamento, pois é com base neles e no esforço estimado para realizar as atividades que você vai conseguir estruturar sua rotina de forma a cumpri-los corretamente. Caso necessário, inclua lembretes e alarmes para te ajudar nisso (use a tecnologia a seu favor).
  5. Distribuir hábitos e blocos de tempo: já falei sobre blocos de tempo aqui e porque considero essa metodologia importante para o planejamento da rotina. Os tempos dedicados a seus hábitos e blocos como comunicação, higiene pessoal, sono, descanso, atividades físicas e pendências (e qualquer outro bloco que identifique como necessário na sua vida) precisam estar no seu planejamento. O objetivo do planejamento é justamente dedicar atenção e garantir tempo para o que realmente importa.
  6. Distribuir ações para evoluir nos objetivos: nem acho que essa deva ser a última coisa, pra mim deveria ser a primeira, na verdade todas as outras deveriam ser derivadas ou estar associadas a seus objetivos. Então na prática esse passo é mais um checkpoint para garantir que nesse planejamento semanal você está evoluindo em direção ao que deseja, combinado?!

Percebeu que os compromissos e atividades com prazos são mais importantes e devem ser o seu foco? É por isso que se alguma coisa é importante para você, precisa ter prazo para acontecer senão não será feita ou será feita como as outras coisas: nos intervalos. Antes de colocar em pratica, comece a refletir sobre esse processo de planejamento (lista de atividades, identificação da duração, identificação da necessidade de ações antes e depois), principalmente antes de firmar novos compromissos.

Uma observação importante é que na verdade o passo a passo acima é para quem não tem nada planejado garantir que vai começar. Mas o que eu super recomendo é uma reflexão mais profunda sobre sua rotina e definição de rotina ideal com blocos de tempo para então distribuir compromissos, atividades com prazo e qualquer outra coisa nos blocos correspondentes, sabe?! Só assim você garante que não vai virar escravo dos compromissos e prioridades dos outros.

Pra encerrar, te deixo com uma frase que eu sempre falo para os clientes nas consultorias

Planejamento é trilha e não trilho. 

Ele serve para te guiar, mas quem manda é você e não tem problema nenhum mudar a rota, desde que tenha em mente as consequências, combinado?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP