Frustração e possibilidades

05:00


Se sentir frustrado é chato, deixa a gente sem esperança, sem energia, decepcionado. Mas já parou pra pensar que os momentos de frustração podem sinalizar novos caminhos e possibilidades? Vem comigo que eu vou te contar como nossa atitude pode mudar tudo.

A frustração acontece quando dedicamos tempo, atenção e intenção em algo e não atingimos os resultados que a gente esperava. Acontece em todas as áreas da vida...Comigo a frustração costuma vir acompanhada de uma vontade danada de desistir dos meus objetivos. Acontece com você também?

Na minha vida de mãe e empreendedora essa vontade até aparece, mas não dá pra jogar a toalha. Ás vezes rola uma procrastinação, uma paralisia por um tempo, mas acaba passando. Um jeito que aprendi que me ajuda e pode te ajudar também é buscar olhar para a frustração como uma oportunidade de fazer diferente e recomeçar com mais experiência aproveitando os aprendizados.

Sabe uma coisa que andava me gerando bastante frustração? As minhas métricas de engajamento no conteúdo da Avesso do Caos no Instagram. Meu processo de produção funcionava super bem, inspiração, planejamento, execução...mas na avaliação eu percebia que não tinha os resultados que eu imaginava que teria e que gostaria de ter tido. Tinha algo errado mas eu só pensava na frustração de "ter feito tudo e não dar em nada".

Eu olhava pra fora, me perguntava se os algoritmos estavam me sabotando, se as pessoas estavam mais superficiais e desinteressadas, se o momento não era favorável. Apesar de falar sempre por aqui da importância de olhar pra dentro, a frustração era tanta que eu não conseguia.

Tive a oportunidade nesse momento de fazer uma mentoria com a Rafa Cappai e ela me mostrou o que estava errado. Faltava conexão, faltava conversa, abertura, flexibilidade, frescor. Meu conteúdo estava engessado e não ajudava o negócio a prosperar. Pensa que foi fácil perceber isso? Nem de longe! Foi sofrido. Produzir conteúdo é uma das partes mais gostosas do negócio e mexer nisso me deixava insegura.

Mas a Rafa foi me mostrando também que poderia ser do meu jeito, no meu ritmo, sem grandes rupturas, adaptando aos poucos, experimentando. Desapeguei do controle, mudei os processos, apareci mais, senti um frio na barriga danado e se abriu um mundo de possibilidades. Produzir conteúdo tem sido um processo ainda mais gostoso pra mim desde então. A troca e o engajamento estão voltando a subir lentamente, os feedbacks têm sido incríveis. E eu sigo experimentando.

Se eu tivesse ficado presa a frustração olhando pra fora, apontando culpados, não teria crescido tanto como nos últimos meses. Não teria aprendido tanto sobre mim, meu negócio, minha audiência, meus processos. Agradeço a Rafa que me ajudou sendo a catalisadora, o olhar de fora que me ampliou o olhar e agradeço a mim mesma por ter deixado que isso acontecesse.

Que esse post te inspire a olhar pro que te frustra de outra maneira e que você possa abrir novos caminhos a partir desse olhar. 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP