Objetivos e carreira

05:00


Nos últimos meses tenho recebido algumas dúvidas e pedidos de ajuda para organizar o plano de carreira de algumas clientes e seguidoras. Seja por conta de uma transição ou pela loucura que está esse 2020, repensar o desenvolvimento profissional parece ter virado um objetivo em foco nesse momento e hoje eu vim falar aqui sobre isso.

Em linhas gerais, nossos objetivos costumam ser definidos levando em conta dois motivadores principais: evitar uma sofrimento/ incômodo/ preocupação ou buscar prazer/ satisfação. Ambos válidos e importantes, mas sempre acho interessante que haja um equilíbrio entre os dois tipos na sua lista de objetivos.

E essa é uma boa estratégia para refletir sobre sua carreira e definir seus planos para essa área da sua vida: equilibrar a busca de satisfação com o alívio das preocupações. Já reparou que tem-se falado muito sobre propósito e significado no trabalho? Pois eu acho que isso tem a ver com o desequilíbrio que historicamente a gente mantém ao definir objetivos profissionais.

Muitas pessoas que eu conheço, e eu inclusive, viveram muito tempo buscando desenvolvimento de carreira para seguir um script socialmente aceito (evitar o incômodo de ter que refletir mais profundamente ou brigar com a família) ou como meio para evitar depender de outras pessoas ou se preocupar com dinheiro. O prazer costumava ficar de lado e é daí que vem essa onda de propósito, uma maneira de mudar um pouco o foco para o prazer.

Chamo atenção, porém,  para a importância de fazer as pazes entre as suas motivações na hora de traçar um plano de carreira produtivo. Pense no prazer, mas mapeie os riscos, liste estratégias e caminhos alternativos, reserve tempo e orçamento para investir em si mesmo e experimentar as possibilidades.

A gente pensa o desenvolvimento de carreira como se fosse uma escalada ascendente contínua mas a verdade é que ela é um caminho tortuoso, cheio de desvios, curvas e reviravoltas. O planejamento precisa então ser feito já entendendo isso, ou não vai ajudar muito.

Indo mais direto ao ponto, listei abaixo algumas dicas então para te ajudar a traçar o seu plano de desenvolvimento profissional. Essas dicas são baseadas em uma série de posts que eu e as minhas parceiras fizemos na 3D Ordem para profissionais de organização, mas, como você vai ver, valem para todas as profissões:
  • Reflita sobre a sua trajetória e relembre os motivos que te fazem escolher essa profissão
  • Observe e reúna informações sobre o seu mercado
  • Analise o seu momento e tenha clareza sobre os seus desejos para o futuro
  • Liste o que está funcionando, suas características importantes para a sua carreira e seus interesses
  • Pense em maneiras de fortalecer e exercitar o que te dá prazer no que você faz
  • Liste o que precisa melhorar, o que não te faz bem, o que gostaria que fosse diferente
  • Busque exemplos, cursos e profissionais que te inspiram para desenvolver as competências que não são seu forte
  • Experimente  coisas novas, seja curioso e tenha uma atitude proativa com a sua carreira
Aplicando essas dicas, você vai ter uma visão bem mais clara do que precisa fazer para se desenvolver profissionalmente (olha o autoconhecimento aí) e então a organização pode te ajudar a visualizar claramente as ideias, estruturar os objetivos, montar um plano de ação e estabelecer uma rotina que viabilize que o plano seja colocado em ação.

Você tem conseguido olhar para os seus objetivos de carreira e investido no seu desenvolvimento profissional? Conta aqui pra mim nos comentários e, se precisar de ajuda para organizar as coisas, me chama.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP