Plano de ação produtivo

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Um plano de ação produtivo deve ser concreto e simples. O post de hoje é pra te explicar o que eu quero dizer com isso e pra te ensinar a estruturar um seguindo essa linha de pensamento. 

Não sei se acontece com você, mas muitas vezes quando a gente estabelece objetivos vem logo a dificuldade de transformá-los em ação. Boa parte dessa dificuldade está na falta de clareza nesses objetivos e expectativas associados, mas já falei disso por aqui. Hoje eu quero falar de outra dificuldade que também interfere bastante, a de quebrar os objetivos em ações menores. 

Vamos usar como exemplo o objetivo de "Finalizar o curso X". Supondo que você já saiba que curso é esse, ações possíveis seriam: elaborar um plano de estudo, incluir um bloco de tempo de estudo na rotina, assistir o curso, pegar o certificado.  Faz sentido e parece claro, concorda?

Se você disse que sim, você encontrou o problema de não conseguir evoluir em direção a seus objetivos. Cada uma dessas ações está tão grande e complexa (tirando pegar o certificado, por razões óbvias) que provavelmente você vai demorar dias para marcar qualquer uma dessas como concluída.

Você pode pensar: ah, Alice, mas não tem problema, esse é um objetivo de médio prazo. Só que pra um objetivo acontecer você precisa se movimentar. E eu sei que você vai ficar adiando olhar para esse elaborar plano ou incluir bloco de tempo por bastante tempo, pensando em todas as desculpas possíveis para ainda não ter entrado em ação. No seu cérebro, esse adiamento indica que tem algo errado e aí a disposição começa a ir embora. Você vai focando em outras coisas, perde a motivação inicial.

Uma boa alternativa seria quebrar em ações mais simples. O que significa elaborar um plano de estudo na prática? Significa que você precisa saber o escopo do tal curso nos mínimos detalhes (ações simples associadas: checar a ementa do curso, listar os módulos do curso), ver a quantidade de horas necessárias de estudo total para concluir o curso (ações simples: pesquisar e listar as horas necessárias para cada módulo) e distribuir os módulos de acordo com a sua disponibilidade. 

Aí a gente entra na segunda ação: incluir um bloco de tempo na rotina. Se já tiver uma rotina e você já souber o que é bloco de tempo, ótimo, senão, o primeiro item da lista deve ser mapear a sua rotina seguido de estudar sobre blocos de tempo. Depois rascunhar a estrutura da sua semana prevendo o bloco de estudo e testar a aplicação por uma semana sem compromisso para ver se faz realmente sentido para só então voltar para o a distribuição dos módulos de acordo com a disponibilidade que você definiu na sua rotina.

Quando estiver na ação de assistir o curso, ela na verdade vai ser quebrada em cada meta semanal ou diária, de acordo com seu plano, assim, cada vez que conseguir cumprir o planejado pode marcar uma ação concluída e acompanhar o andamento do seu plano de ação em direção ao seu objetivo.

"Elaborar um plano" é uma ação abstrata e complexa enquanto "listar os módulos do curso" é uma ação concreta e simples. Você sabe o que precisa fazer, seu cérebro entende que o esforço é aceitável e a probabilidade de adiar diminui.

Ficou claro? Então coloca em prática para a sua lista de objetivos e me conta aqui nos comentários se funcionou!

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