Quem nasceu primeiro, a motivação ou a força de vontade?

05:00



Existem duas coisas que podem fazer a gente sair da nossa zona de conforto: a força de vontade e a motivação. Não, elas não são a mesma coisa, antes que você me pergunte.

A motivação parece estar na moda e costuma ser mais profunda. É encontrar e reforçar o motivo para a ação acontecer, os seus porquês. O nome já diz tudo. Mergulhar nas suas prioridades, desejos e objetivos e usar essa imagem como um reforço positivo no dia a dia para te manter na direção do que deseja. Funciona bem, mas exige a coragem de mergulhar e a disposição para isso.

E é aí que entra o problema. Nem sempre a gente está disposto. Todos temos dias ruins, confusos, estamos cansados, ou emocionalmente abalados. Nessa hora, nem sempre o motivo e o suficiente para agir, você vai precisar então de força de vontade.

Foça de vontade é o compromisso, independente do motivo ou vontade. É definir um momento para a ação e agir quando o momento chega. É a energia para sair da inércia. Força que gera movimento. É quando você dá o passo independente da vontade. 

Aí tem mais a ver com disciplina, planejamento e organização. É difícil, mas é mecânico, não depende da disposição. Se você se organizar, você consegue pelo menos uma vez. Tá, mas e quando você precisa continuar fazendo sempre? Quando você precisa que vire um hábito, por exemplo?

Aí também podemos ter um problema. A força de vontade te esgota, te cansa e a cada compromisso e decisão que você toma, fica mais difícil ter força para tomar a decisão seguinte. O que ajuda? Encontrar motivação para seguir em frente.

Já percebeu onde eu quero chegar? É um clássico exemplo da história do ovo e da galinha. Um depende do outro para existir. E é por isso que você precisa se cercar dos dois para conseguir chegar onde quer. Para alguns, a força de vontade pode ser mais fácil de conseguir do que a motivação, para outros, o contrário.

Mas e pra você? Quem vem primeiro? E, mais importante ainda, como garantir que o outro venha depois?

You Might Also Like

0 comentários

Faça parte da minha lista!