Quem nasceu primeiro, a motivação ou a força de vontade?

05:00



Existem duas coisas que podem fazer a gente sair da nossa zona de conforto: a força de vontade e a motivação. Não, elas não são a mesma coisa, antes que você me pergunte.

A motivação parece estar na moda e costuma ser mais profunda. É encontrar e reforçar o motivo para a ação acontecer, os seus porquês. O nome já diz tudo. Mergulhar nas suas prioridades, desejos e objetivos e usar essa imagem como um reforço positivo no dia a dia para te manter na direção do que deseja. Funciona bem, mas exige a coragem de mergulhar e a disposição para isso.

E é aí que entra o problema. Nem sempre a gente está disposto. Todos temos dias ruins, confusos, estamos cansados, ou emocionalmente abalados. Nessa hora, nem sempre o motivo e o suficiente para agir, você vai precisar então de força de vontade.

Foça de vontade é o compromisso, independente do motivo ou vontade. É definir um momento para a ação e agir quando o momento chega. É a energia para sair da inércia. Força que gera movimento. É quando você dá o passo independente da vontade. 

Aí tem mais a ver com disciplina, planejamento e organização. É difícil, mas é mecânico, não depende da disposição. Se você se organizar, você consegue pelo menos uma vez. Tá, mas e quando você precisa continuar fazendo sempre? Quando você precisa que vire um hábito, por exemplo?

Aí também podemos ter um problema. A força de vontade te esgota, te cansa e a cada compromisso e decisão que você toma, fica mais difícil ter força para tomar a decisão seguinte. O que ajuda? Encontrar motivação para seguir em frente.

Já percebeu onde eu quero chegar? É um clássico exemplo da história do ovo e da galinha. Um depende do outro para existir. E é por isso que você precisa se cercar dos dois para conseguir chegar onde quer. Para alguns, a força de vontade pode ser mais fácil de conseguir do que a motivação, para outros, o contrário.

Mas e pra você? Quem vem primeiro? E, mais importante ainda, como garantir que o outro venha depois?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Partindo do esquema que para fazer qualquer coisa precisamo ter energia e objetivo. Exemplo básico: para correr 10KM preciso ter energia (vontade) e o objetivo de concluir a distância definida. O que ganho atingindo o objetivo não vem ao caso agora. :)

    O podemos fazer para aumentar a vontade? São 2 possibilidades. Ou fazemos por necessidade ou através de estímulos. A necessidade é quando somos "obrigados", como por exemplo, estudar para a prova em cima da hora! Faltou vontade....
    Com base nos estímulos é quando nós mesmos criamos esta força interna. Continuando na questão da prova, é quando você percebe a importância de obter o conhecimento e que a prova é apenas uma convenção escolar.

    Portanto a criação de estímulos, especialmente os próprios, constituem uma força capaz de produzir energia que alimenta a vontade.... simples de falar...difícil de praticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Poderíamos ficar horas aqui filosofando sobre esse tema (eu ficaria, feliz, motivação ou vontade?).

      Indo pro lado prático da coisa, acho que se a gente for pensar em energia no sentido mais direto, a gente pode pensar em estratégias mais simples como alimentação, exercício, meditação, uma boa noite de sono, autocuidado... (falei um pouco dessa reposição necessária de energia nesse outro post aqui: https://www.avessodocaos.com.br/2019/03/e-quando-voce-fica-sem-bateria.html)
      São coisas que nos deixam também em geral bem dispostos para encarar qualquer coisa.
      Quando isso não é suficiente, aí a gente volta pro ovo e a galinha...a chave é fazer o melhor que a gente consegue, se observar sempre e se manter em movimento.
      ;) Obrigada pela visita!

      Excluir

Sou associada ANPOP