Conheça os seus porquês - Chega de Caos!

05:00

Férias é um bom período para refletir. Repensar escolhas, reforçar prioridades, redefinir objetivos, planejar o que precisa de ação, desenvolver novas ideias. Posso dizer que aproveitei bastante as minhas férias! Esse tempo me fez relembrar e reforçar também os meus porquês. E, pensando nisso, resolvi que a melhor forma de retomar as coisas por aqui seria falando um pouco sobre a importância de reconhecer os nossos porquês, para que sejam a motivação necessária para darmos um basta no Caos.

Quem é organizado ou tem consciência de que precisa se organizar e tem o desejo de fazê-lo já passou por um momento Chega de Caos. O momento Chega de Caos pode ser aquele instante em que a cabeça deu um nó e a quantidade de compromissos era tanta que você não teve outra escolha a não ser parar. Ou aquele dia em que abriu a porta do guarda-roupa (ou qualquer outro armário ou cômodo da casa) e pensou: Chega! Eu preciso colocar isso em ordem! Não dá mais para viver assim!
Se você já passou situações como essas, sabe que elas fazem parte da vida e são completamente naturais. Significam que você se preocupa com a organização da sua rotina, da sua casa, da sua vida. 
O que está por trás dessa preocupação são os seus porquês.

A força dos seus porquês é o que determina o sucesso das suas intenções. É a diferença entre agir e procrastinar. Enquanto você (consciente ou inconscientemente) não perceber a relação do seu motivo para sair da bagunça com seus projetos, crenças e planos pessoais, nada será feito. Então a dica é: conhecer e desvendar os seus porquês mais profundos, trazê-los a tona, criar conexão entre eles e traçar um plano de ação para se mover na direção da organização (ou de qualquer outro objetivo seu, já deu pra perceber que a lógica é a mesma, certo?).

Acho que não seria justo falar sobre isso e não compartilhar com você os meus porquês, não é verdade? Então vamos lá! Na página Sobre mim aqui no menu do blog eu conto um pouco a minha história e o que me fez escolher a organização:  "Acredito de verdade que é possível economizar tempo e ter um dia a dia mais bonito, prático e tranquilo através da organização e criei a Avesso do Caos com esse propósito". Esse é um dos meus porquês. Essa crença pessoal de que o mundo e as pessoas podem ser melhores através da organização. E eu quero muito poder ajudar nisso. Outro motivo é: organizar é parte de mim. É um traço da minha personalidade. Eu possuo naturalmente características associadas a organização. E, por fim, um outro forte motivo é a enorme importância que eu dou ao controle. Eu sou controladora. Gosto de saber onde estou pisando, quero conhecer as coisas a minha volta, quero absorver o mundo ao máximo. Esse é o meu maior porque, minha maior motivação para organizar. Controlar tudo é impossível, eu sei. Mas sei também que só a organização pode me colocar mais próxima disso. Então eu me organizo. E sou feliz assim! Pronto, esses são os meus!

E você? Quais os seus porquês? Porque você quer se organizar? O que te trás aqui, lendo esse post em um blog de organização? O que te incomoda a ponto de ser natural a organização fazer parte da sua vida?
Motivada por essas perguntas, criei a série de posts #MeuChegadeCaos no Instagram e Facebook com depoimentos diversos sobre como a organização e um novo olhar sobre as coisas pode mudar a vida das pessoas. Acompanhe esses relatos e envie também o seu, reforce seus porquês! Envie o seu depoimento (ilustrado ou não) por e-mail (falecom@avessodocaos.com.br) me contando como a organização te ajuda, quais os seus motivos para dar um basta no caos? Caso você me autorize, ele poderá ser publicado e os mais curtidos vão concorrer a brindes. Participe!

Ah, uma observação importante, que preciso que fique clara! Nenhum porquê é melhor ou pior que o outro, certo ou errado. O seu porquê serve a você mesmo. Só que ao mesmo tempo, descobrir o nosso porquê nem sempre é fácil. E ver os porquês do outro pode despertar algo em você, te inspirar, conectar, relembrar, enfim...é o poder da troca, da empatia.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP