Reconheça suas expectativas

05:00



"Grandes expectativas levam a grandes decepções"

Quando eu ainda estava no colégio, me lembro de escutar a mãe de uma amiga falar essa frase e me sentir pega no erro, como se a culpa da decepção fosse minha. Passei a achar que não devia criar expectativas, achei que essa seria a solução para não me decepcionar na vida.

Mas a verdade é que não existe isso de não se decepcionar, até porque também a gente não consegue não gerar expectativas. E sim, as duas coisas estão relacionadas, mas com o tempo eu descobri que a melhor coisa a fazer não é reduzir as nossas expectativas e sim reconhecê-las.

É do ser humano se preparar para o futuro. Olhar pra frente envolve imaginação, projeção e expectativa. Faz parte. Sabemos disso, mas não aplicamos. Somos rasos ao definir nossos objetivos e nos contentamos com a afirmação obvia.

"Quero emagrecer 10 kg" é raso. A gente sabe que no fundo quer mais do que isso e tem muitas expectativas relacionadas a isso. Para uns pode ser usar novamente aquele jeans, para outros ser paquerada na rua, ou ser elogiada pelo marido, ou ainda conseguir comprar aquela roupa que está no manequim da vitrine. As possibilidades são inúmeras e esses desejos todos estão ali, embaixo da superfície da afirmação resumida e vazia de que queremos emagrecer 10 kg.

Precisamos mergulhar mais fundo, nos observarmos, e descobrirmos nossas expectativas associadas aos nossos objetivos. Ou vamos certamente nos decepcionar quando, usando o exemplo, emagrecermos os 10 Kg e ainda assim não conseguirmos comprar o vestido da vitrine, percebe?

Quando você sabe com mais profundidade o que espera da vida, consegue ter clareza e se preparar mais objetivamente para alcançar o que deseja. Por isso, da próxima vez que definir metas e fizer planos, invista um tempo em investigar e reconhecer suas expectativas associadas, combinado? 

Isso me lembrou um outro post que eu publiquei aqui sobre objetivos (expectativa x realidade), aproveita para ler também e continuar a reflexão.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP