Prazer imediato x Realização futura

05:00



No livro "A riqueza da vida simples" o Gustavo Cerbasi fala uma coisa que me fez refletir: 

"Conquistar um grande sonho não deve ser resultado de privação mas sim de uma construção". 

Ele me fez lembrar sobre algo que volta e meia eu percebo com os clientes de consultoria. A dificuldade em manter um hábito, ainda que ele esteja 100% alinhado com seus objetivos e prioridades.

Acontece com você também? Pois é, acontece com muita gente. A tendência é achar que a gente tem algum problema, que não consegue, que não tem jeito, que é muito difícil, e bastante gente até desiste. Qualquer mudança (de hábitos ou não) demanda um tempo de adaptação. Você vai errar e falhar muitas vezes até conseguir. 

Mas sabe uma coisa que pode te ajudar? Entender como seu cérebro funciona. E o que acontece é que ele busca por recompensas imediatas. Quando você faz algo e se sente bem, o cérebro vai querer mais disso. Se você faz algo e não sente satisfação nisso, ele vai sempre tentar te convencer de que não é uma boa ideia. 

O lance com os hábitos ou mudanças é que você priva a si mesmo do conforto que você sentia na antiga rotina. Você força o cérebro a ter um esforço de adaptação. E ele não quer gastar energia se não for valer a pena, entende? Eu sei que você entende porque somos assim com atividades físicas, por exemplo. Eu não sei você, mas pra mim, se for pra subir uma ladeira super inclinada, que tenha algo muito maravilhoso me esperando lá em cima! Esforço pelo exercício não é tão empolgante, pelo menos pra mim.

É a mesma coisa com sua mente, mudança de hábitos, pensamentos, comportamentos. Precisa valer a pena. E não adianta vir com o papo de que os benefícios vão vir com o tempo. Esse argumento não cola pro cérebro, apesar de racionalmente fazer todo sentido. Benefícios imediatos, lembra? Por isso que você precisa pensar em recompensas menores e mais diretas e rápidas. É disso que o Gustavo tá falando na frase lá do início e no livro como um todo. 

Esse esforço associado a uma meta importante gera um desgaste que vai minando sua força de vontade e é por isso que cada passo que você dá deve ser recompensado como se fosse uma conquista de um degrau a mais até chegar onde você deseja. Quebrar os objetivos em metas menores e alcançáveis mais fácil e rapidamente, recompensar o esforço de um novo comportamento com pequenos prazeres semanais...são coisas assim que te ajudam a manter o ritmo e alcançar a satisfação no caminho e não só quando o seu objetivo for alcançado.


Que tal tentar repensar suas estratégias levando esse aprendizado em consideração?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP