O que interfere na sua organização e produtividade?

05:00



"Eu não sou organizado", "não tem jeito, organização não é uma das minhas qualidades". Já perdi a conta de quantas vezes escutei isso. As pessoas ainda encaram a organização (e a desorganização) como uma característica imutável, que ou a gente nasce sendo ou não tem jeito, qualquer esforço é paliativo. Mas, acreditem, isso é um mito e é possível sim se organizar, independente da sua personalidade. Mas fica sempre a dúvida: a personalidade interfere na predisposição para a organização e produtividade? O que realmente interfere? E no post de hoje eu vou falar um pouco sobre isso...

Respondendo ás perguntas, sua personalidade interfere sim, ajudando ou atrapalhando. Mas não é determinante para que você se torne alguém organizado. Muitos outros fatores interferem nesse hábito, e é por isso que a gente precisa falar mais sobre isso. Vem comigo.

Primeira coisa importante é entender que organizar é um hábito, como escovar os dentes. E, só por isso, já depende de regularidade e costume. Você precisa fazer um pouquinho cada dia para que passe a fazer parte da sua vida.

Saber organizar e se manter organizado depende também do quanto você foi educado desde que nasceu para valorizar isso como algo importante. Se na sua história de vida você não teve exemplos, se não foi ensinado e estimulado a isso, provavelmente terá uma dificuldade maior de quem já desde cedo viveu em uma família que aplicava os conceitos da organização no dia a dia. A preocupação com rotina, horários, guardar os objetos, manter a casa limpa e organizada, planejamento de férias, estudos, gastos. 

Depende também da sua disposição. Do quanto você está bem, física, mental e emocionalmente. Se as coisas não estão bem, o caos se instala, já percebeu? A boa notícia é que organizar vai te fazendo ficar bem, assim como ficar bem acaba te levando a organizar. As coisas estão totalmente interligadas.

E aí entra a personalidade. Existem muitos estudos sobre perfis e estilos de personalidade. Existem técnicas e capacitações, profissionais que são treinados para identificar, por exemplo, o seu perfil comportamental. Como sua estrutura de personalidade interfere no seu comportamento. Eu fiz alguns desses cursos e aplico algumas dessas ferramentas nos meus processos de consultorias. Porque os traços de personalidade interferem e ajudam a direcionar as ações.

Por exemplo, se você tende a ser alguém que se importa muito com os outros, é o apaziguador nas discussões, é o que costuma se preocupar em ver se tá todo mundo bem nos lugares e assumir a responsabilidade para que isso aconteça, muito provavelmente isso te toma tanto tempo que você está negligenciando a si mesmo e organizar para você passa por encontrar um equilíbrio saudável entre sua personalidade e suas necessidades pessoais, para que dê tempo de você fazer tudo o que é importante realmente pra você, inclusive cuidar dos outros. Ou seja, a sua personalidade interfere no seu caminho para a organização.

Percebe onde eu estou querendo chegar? A personalidade, a disposição, o momento de vida, a sua história e criação interferem, mas não determinam o espaço da sua organização na sua vida. Tudo isso junto deve ser investigado para estruturar um caminho direto para uma rotina mais leve e produtiva. E é aí que entra o autoconhecimento. Observar essas características que são super pessoais vai te ajudar a encontrar o seu caminho para ter uma vida mais organizada.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP