Ensinando os filhos sobre organização

07:27


Muita gente me questiona sobre como ensinar organização para as crianças, que atividades eles podem fazer, se existe uma idade certa para começar...
Acho ótima essa preocupação, mas acho que as coisas podem acontecer mais naturalmente e sem tanta ansiedade. Vamos falar sobre isso?

Eu acredito que a organização é um habito que pode ser desenvolvido e quando se trata de crianças, acho que o quanto antes começarmos a introduzir os conceitos e práticas, melhor.

Um dos primeiros livrinhos que eu comprei pra minha filha foi "Aprenda a ser Organizado" e eu sentava com ela e contava a história do hipopótamo que perdia suas botas vermelhas preferidas no quarto bagunçado. A cada vez que ela perdia algo eu falava: onde você colocou? Se o seu quarto não está organizado e você não sabe onde coloca as coisas, vai acabar perdendo. Ela faz 4 anos em Março e adora uma bagunça, mas também adora organizar. Quando o meu sobrinho foi lá em casa brincar e fez aquela bagunça e foi embora ela começou a chorar e disse: eu não vou arrumar essa bagunça, mamãe. Foi o Joaquim que bagunçou, ele é que tem que arrumar. ;)

Uma coisa que ajuda é envolver as crianças nas atividades. No início eles vão ficar só olhando, ou querendo tirar te testar bagunçando tudo depois. Mas aos poucos você vai mostrando como fica mais fácil, mais bonito e como ele é importante parte da organização da casa.  Acho que o mais importante é não forçar que a criança aprenda como se você fosse o grande ser perfeito que sabe de tudo. E sim ir testando junto, experimentando junto, tornando tudo uma grande brincadeira e dando ao seu filho a importante tarefa de ajudar a organizar a casa de vocês. Seja distribuindo tarefas específicas, seja pedindo ajuda a ele, seja ensinando a definir lugares para as coisas e depois retorná-las para o local correto.

Tenta também organizar as coisinhas deles de uma maneira criativa, reaproveitando caixas, deixando o colorido a mostra. O apelo visual é um recurso interessante pois as crianças são muito observadoras e inconscientemente vão aprendendo pelo exemplo.

Mas não se contente com a casa, organização tem a ver com outros conceitos como a relação com o tempo.
As crianças demoram a entender a relação com o tempo e você pode ajudar esse processo introduzindo os conceitos de dia, noite, rotina, semana. Esse calendário da foto minha irmã criou com a minha filha para ela entender o tempo que faltava para o aniversário dela chegar. Todo dia eu e ela íamos escolher um novo adesivo para marcar o dia que passou e contávamos quanto tempo faltava para o grande dia chegar.

Não pense com isso que a minha filha é super organizada, ou que a minha casa está sempre muito limpa e arrumada. Organização exige esofrço e dedicação. E com as crianças é preciso insistência e tempo. Além de entender que nessa fase o caos faz parte, sujar, quebrar, criar, espalhar, é assim que elas se desenvolvem, experimentam, testam seus limites. Forçar a barra querendo que esteja tudo sempre no lugar vai privá-las da diversão e experimentação. Na organização o mais importante é o exemplo. Definindo o lugar certo para cada coisa e pedindo a ajuda deles para fazer tudo voltar para o lugar ao fim da brincadeira, antes de dormir, ou mesmo uma vez por semana, vai fazer com que eles entendam a importância e repitam o hábito.


Viva a organização! Viva a infância! 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP