Se dê mais tempo

05:00



Que o mundo anda acelerado a gente sabe. E sabe também que não tem nada que possamos fazer quanto a isso. Mas sabe o que a gente pode fazer? Não deixar que o ritmo do mundo dite o nosso ritmo de vida. Você pode desacelerar se quiser e se precisar. 

Hoje eu quero falar especificamente sobre gestão de tarefas, prazos e estimativas. Sabe quando você planeja sua semana e vai distribuindo um monte de atividades achando que vai dar conta? É sobre isso que eu quero falar hoje.

Primeiro, é importante reforçar que planejamento não é isso, tá? Tem que ter uma lógica e fazer sentido (lê esse texto que fiz sobre planejamento semanal pra entender melhor). Você precisa de um critério para definir o volume de atividades possíveis naquele espaço de tempo.

A dificuldade de estimar o tempo necessário para fazer uma determinada atividade é um dos motivos. Ou a gente chuta pra mais, pra ficar relativamente tranquilo e ir encaixando outras coisas depois (o que acaba não sendo legal por causa do tempo que você leva escolhendo que outra coisa vai encaixar e porque a gente tende a usar todo o espaço de tempo que a gente tem), ou a gente chuta pra menos e fica ansioso e desesperado, vira a noite e reza pro dia ganhar mais algumas horas além das 24 de sempre.

Uma boa estimativa é feita ao longo de um bom tempo de auto-observação, tentativa e erro. Você vai entendendo a si mesmo e a sua relação com as atividades e com o tempo necessário para realizá-las. Atividades de um tipo X podem demandar mais atenção que as do tipo B, as do tipo C geram um desgaste emocional grande, as do tipo D você faz sem nem ver o tempo passar. O seu humor e nível de disposição e cansaço também interferem nessa questão. O ambiente, as distrações, o nível de conhecimento que você tem sobre o que precisa ser feito. É complexo realmente.

Agora imagina, além dessa complexidade, você e a sua falta de critério e impaciência para planejar estragando tudo? Você pensa: que chato, não quero analisar tudo isso não! Eu dou conta! Eu trabalho bem sobre pressão! Deixa eu encaixar mais uma atividadezinha aqui que eu sei que dá tempo. 

Se soubesse, tava tudo certo mesmo. Mas você sabe ?

Na dúvida se dê mais tempo. E pra evitar que leve mais tempo do que poderia se você tivesse menos tempo, considere o tempo que sobrar um bônus pela sua produtividade e tenha uma lista já previamente pensada e guardada com carinho de coisas a fazer quando abre-se uma janela de tempo. 

Não subestime, as estimativas, combinado?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP