Leve um pouco das férias para sua rotina

05:00



Eu sempre falo sobre equilíbrio e hoje quero dar uma dica prática que pode te ajudar nisso. Sabe aquela dicotomia férias x trabalho? E se você pudesse equilibrar melhor as coisas? Vem refletir sobre como levar um pouco mais das férias para a sua rotina.

Uma coisa comum que escuto na consultoria é que as pessoas estão cansadas e cheias de preocupações. Uma coisa que eu faço pra entender o nível de cansaço é sugerir que planejem um final de semana de descanso. A cara que eu recebo normalmente já me dá uma dica de quão difícil a coisa toda vai ser. Aprendemos que planejar é pra dia de semana e obrigações e não para coisas divertidas e descanso. 

Já falei de como planejar férias por aqui e não vou me repetir hoje. O ponto que mais me chama a atenção quando as pessoas voltam desse final de semana de descanso planejado (ou seja, intencional) é que elas não conseguiram desligar do trabalho e das obrigações e pendências. As preocupações as seguiram no momento de descanso. E isso é natural. Porque na verdade as preocupações não somem se você sai de férias, elas apenas são adiadas e um final de semana não é o suficiente para esquecê-las como nas férias isso acaba acontecendo. 

Para resolver as preocupações a gente estabelece um processo de gestão das pendências e lida com elas a todo momento. Mas também não é disso que quero falar hoje. Eu quero falar sobre aquela sensação boa que a gente sente nas férias quando consegue de fato se desligar. Quando se permite viver momentos de prazer e descanso, desconectados do turbilhão de informações e problemas que o mundo despeja na gente diariamente.

Essa nossa ideia de férias não é produtiva. A gente vê as férias como a única oportunidade de descanso e vê o trabalho como um grande martírio! A vida pode ser mais leve se você estiver disposto a tentar.

A questão então passa a ser como incluir ilhas de descanso, prazer e desconexão na sua rotina. Seria possível? Eu digo que sim. E o primeiro passo pode ser um olhar mais detalhado para suas férias, e que bom que estamos em um excelente momento para isso já que elas estão frescas na nossa mente.

Investigue o que fez, com quem esteve e como se sentiu. Foram coisas novas? Pessoas queridas? Lugares confortáveis ou lugares estranhos? Você fez coisas que já sabe que são importantes para você ou descobriu novas paixões e talentos? O que de tudo isso faz sentido manter e incorporar no dia a dia? Não precisa ser literalmente, afinal não dá pra visitar um país novo toda semana a menos que você trabalhe com turismo. Você pode apenas adquirir um novo hábito ou trocar sua atividade física por aquela que você praticou de maneira mais leve nas férias.

Esse é um exercício interessante. Use sua criatividade. Que tal uma vez por mês experimentar um restaurante novo em família ou passear nos parques da sua cidade como fazem os turistas de férias? Ou preparar aquele café de hotel e chamar os amigos pra bater um papo?


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP