Lições aprendidas na vida

05:00



Em qualquer metodologia de gestão de projetos existe o conceito de lições aprendidas. A ideia é documentar os aprendizados para que, no futuro, todos possam se beneficiar do histórico para ajudar em novos projetos. Na prática, a maioria dos profissionais encara como uma burocracia, o que é uma pena e eu falei disso num post no Linkedin

Mas aqui hoje eu não quero falar disso, eu quero te explicar como você pode aplicar esse conceito teórico na sua vida pessoal, de maneira prática e produtiva. Como você pode se beneficiar de documentar suas lições aprendidas na vida.

A vida é cheia de mudanças. Umas suaves, outras bruscas. Umas nos pegam de surpresa, umas são claras e anunciadas. O caos acontece e as vezes a gente se pergunta porque a vida não vem com manual de instrução, sabe como é?

Mas a vida é também cíclica. E algumas coisas voltam a acontecer repetidamente, sempre nos ensinando alguma coisa e ajudando o nosso desenvolvimento pessoal. E quanto antes a gente percebe isso, mais fácil é passar por esses ciclos.

E é aí que entram as lições aprendidas. Elas podem te ajudar. São recados de você para você mesmo sobre como lidar com algumas situações. Pistas sobre sua vida e suas reações. Pílulas de autoconhecimento.

Para que elas funcionem, basta que você se proponha a refletir sobre o seu dia a dia. Sabe aqueles diários que fazíamos na adolescência? Mais ou menos isso. A diferença é que dessa vez esses registros serão mais estruturados. Vou dar um exemplo para facilitar.

Vamos supor que você tinha uma apresentação importante no trabalho e no dia da apresentação você não acorda com o despertador, se atrasa, esquece o pen drive e ao chegar no trabalho percebe que vai ter que adiar a reunião. Caos. 

O que fazer? Refletir e pensar em maneiras de evitar que isso aconteça no futuro. Você pode criar um checklist por exemplo para dias de reuniões importantes: - colocar pen drive na bolsa no dia anterior, - colocar dois alarmes para acordar, - fazer uma copia do material na nuvem, - deixar a roupa pronta no dia anterior, - deixar a bolsa organizada perto da porta. 

Ajuda né? Não garante que não vai nunca mais acontecer, mas ajuda a manter a calma. Você pode fazer o mesmo para qualquer outra situação...uma discussão com o companheiro, uma situação com os filhos, a preparação para uma festa, script de vendas para sua empresa....São situações que podem se repetir e que ao se observar podem te dar pistas de como se preparar e evitar problemas.

Ignorar esses aprendizados é perder tempo. E tempo a gente cuida né? Bora usar essa técnica para administrar melhor o tempo?!

You Might Also Like

0 comentários

Faça parte da minha lista!