O processo de Produção de Conteúdo

05:00



Produzindo conteúdo aqui para a Avesso do Caos eu recebo muitos comentários e dúvidas de outros empreendedores sobre como organizar e manter a produção de conteúdo para seus negócios. É por isso que eu resolvi fazer esse post hoje. Acredito que o primeiro passo para organizar o processo de produção de conteúdo do seu negócio é conhecer e entender bem cada etapa do processo.

Uma boa estratégia de Produção de Conteúdo envolve planejamento, criação, acompanhamento e medição de indicadores do conteúdo a ser publicado. Envolve também criatividade e inspiração, disciplina e dedicação. 

Em linhas gerais, podemos dividir o processo nas seguintes etapas:

  • Inspiração:  essa etapa envolve se manter atento a si mesmo, ao mercado e o que acontece ao seu redor. O seu dia a dia é uma fonte inesgotável de inspiração, você só precisa estar aberto para observar. Leia, vivencie novas experiências, colete informações, pesquise, converse, reflita. Garanta que sua rotina inclui momentos que estimulem a inspiração e registre todas as suas ideias, sem julgamento.
  • Planejamentoessa etapa envolve definir antecipadamente o que, onde, quando, qual o tema e em que formato será o conteúdo.  Um bom planejamento deve pensar em periodicidade, padronização, coerência e qualidade para o seu conteúdo. Esse olhar estratégico deve acontecer com uma periodicidade tal que ajude a direcionar os esforços nas demais etapas, mas sem exageros para que não tome tempo demais.
  • Elaboraçãoesse é o momento de produzir de fato o conteúdo, é quando você escreve os textos, cria e edita as imagens ou vídeos. A partir das suas ideias e inspirações coletadas e do seu planejamento, você coloca a mão na massa e gera um material a ser publicado.
  • AnáliseA produção de conteúdo é um processo cíclico e ele não acaba com o post publicado. É importante que você verifique frequentemente se o seu conteúdo está cumprindo o objetivo estudando as métricas e indicadores das redes sociais como: alcance, envolvimento, compartilhamento, curtidas e comentários.

Manter esse processo funcionando com uma rotina estruturada que garanta que você está trabalhando em todas essas etapas é a melhor maneira de manter a conexão com seu público através do conteúdo. 

Se você quiser, posso te ajudar a organizar a sua rotina e processo de produção de conteúdo, agenda uma sessão para a gente conversar.

E para mais conteúdo por aqui sobre esse assunto me fala aqui nos comentários qual a sua maior dificuldade nesse tema.



You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP