Inspiração - o que é, pra que serve e onde encontrar?

05:00



Hoje eu resolvi falar sobre inspiração. Primeiro porque acredito que ela é importante pra vida e pro desenvolvimento pessoal de cada um e segundo porque acho que a gente precisa desmitificar um pouco essa imagem distante do que é um conteúdo inspirador ou uma fonte de inspiração. 

Inspiração é o ato de colocar ar pra dentro no processo de respiração, é o que nos mantém vivos. Calma, não é dessa inspiração que eu vou falar aqui, mas acho importante que você se lembre de que esse também é um dos conceitos. A inspiração de que eu vou falar é aquela situação em que alguma coisa nos estimula a agir, refletir ou criar. O sentido é o mesmo do processo respiratório, experiências, lugares, coisas e pessoas que inspiram renovam o ar em nossas vidas.

Quando você está com um problema, vivendo uma situação difícil, uma conversa, ou ficar sozinho pode te inspirar e te fazer encontrar uma solução ou mudar a sua visão. Quando você não encontra as palavras para dizer o que sente, uma música ou livro podem te inspirar a traduzir suas emoções de uma maneira mais clara. Momentos de inspiração te ajudam a ver as coisas de novas maneiras, te estimulam a seguir em frente e testar alternativas e caminhos.  

Antes que você me abandone achando que esse post está ficando subjetivo demais, deixa eu te contar na prática o que isso significa e porque isso é importante pra você. Nossas vidas têm estado cada dia mais corridas, o volume de informações é impossível de acompanhar e tudo isso vai fazendo com que a gente se perca, se distraia e se desespere sem saber muito bem o que fazer. A gente tem tentado buscar saídas, focar, organizar melhor nosso tempo. E é aí que entra a inspiração. Novos ares, fôlego para seguir em frente.

Na prática, o que eu quero dizer é que precisamos adicionar momentos de inspiração na nossa rotina. Tirar um tempo para respirar novos ares. Isso pode significar muitas coisas, porque a inspiração pode estar em coisas muito simples e diversas e é por isso que eu vou facilitar pra você e listar algumas práticas que com certeza serão fontes de inspiração na sua vida (vale também para o seu processo de produção de conteúdo, falando nisso), olha só:

  • Ler livros e assistir filmes - eu disse que a inspiração podia vir de lugares simples. Livros e filmes te colocam em outro contexto, te fazem viajar em uma realidade diferente, te trazem novos conhecimentos e perspectivas. Independente do estilo e preferência, são sempre fontes de inspiração.
  • Conversar com pessoas de diferentes contextos - o tio da banca de jornal, a senhora que sentou do seu lado no metrô, a atendente do banco, seu amigo de infância, um colega de trabalho, seu filho. Cada pessoa é um universo de referências, experiências e tem um potencial imenso para te inspirar. O difícil aqui é se despir de julgamentos e escutar o outro com interesse genuíno, pois só assim será possível alcançar a inspiração.
  • Visitar lugares novos - novos espaços, cidades, bairros, países. Observar as paisagens, os sons, a dinâmica dos ambientes, como as coisas funcionam, o que as pessoas fazem. Aquele olhar de turista curioso que se espanta e fica maravilhado com o cotidiano. Ser turista sempre nos faz voltar pra casa inspirados e podemos exercitar esse olhar sem precisar fazer grandes viagens, apenas mudando o caminho que fazemos diariamente já será o suficiente para experimentar novas sensações e se inspirar.
  • Mergulhar na sua história - é, quem disse que inspiração precisa vir de fora? Você pode encontrar inspiração em si mesmo. A sua história, suas vivências, seus aprendizados, não precisam ficar lá no passado. Resgatar essas coisas pode te trazer muita inspiração para o seu momento presente, aproveite esse mergulho de autoconhecimento.
  • Fazer cursos - aprender é expandir seus horizontes. Seja com o conteúdo, seja com a experiência, seja com as pessoas que estão lá com você. 
  • Acompanhar pessoas interessantes - a tecnologia e a internet nos aproximaram de pessoas interessantes que não teríamos a oportunidade de conhecer e acompanhar em outros tempos. Hoje você pode seguir artistas, pensadores, filósofos, cientistas, pessoas de diferentes contextos e de contribuição significativa pro mundo. Você pode se inspirar com o que produzem, com o que dizem, escrevem e com como levam a vida. Você pode se inspirar a fazer o mesmo ou a fazer completamente diferente. Com senso crítico, cabe a você decidir.
  • Experimentar coisas novas - novos sabores, cheiros, cores, hobbies. Se todo dia você se propuser a fazer alguma coisa diferente do usual já vai estar estimulando novos olhares e possibilitando que a inspiração faça parte da sua rotina.

Inspiração é mudança de perspectiva, é ganhar fôlego, é motivação, é aprendizado. É o que você quiser e, principalmente, permitir que seja. É importante porque te ajuda a sair do piloto automático e te faz pensar em alternativas e você encontra em todo lugar, inclusive dentro de você.
Você tem reservado um tempo para se inspirar? Já parou pra pensar que fazer isso pode te trazer novas perspectivas e soluções para questões que está enfrentando no seu dia a dia hoje? Me conta aqui nos comentários que lugares, pessoas, livros te inspiraram nos últimos tempos.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP