Diversidade, Multipotencialidade , Criatividade e Organização

05:00


Somos todos muito diferentes. Individualmente nos interessamos por muitas coisas diferentes, temos muitos talentos diferentes, somos multipotenciais. A diferença é o que nos une, apesar de muita gente ainda não ter percebido isso. E sabe o que mais une e dá sentido ao que é diferente? A criatividade. Segue comigo que eu já te conto o que isso tudo tem a ver com Organização e Produtividade.

É da natureza do mundo ser composto pelo diferente. Diferentes espécies, climas, relevos, fontes de energia. E cada parte desse mundo é também composto pelo diferente. Diferentes percepções, pensamentos, desejos, habilidades, competências, atitudes. Você não é só diferente de mim em muitos aspectos mas também contém em você toda uma complexidade de desejos, sonhos e sensações.

E sabe o que essa complexidade gera?  Caos. A gente tem dificuldade de lidar com essas diferenças todas que percebemos em nós e no mundo. O cérebro busca classificações, padrões, sentido, lógica. E quando a gente não consegue encontrar, desregula tudo e a gente não consegue compreender direito, absorver direito, lidar direito. Fica tão confuso que paralisa.

Mas tem uma coisa na gente dentro dessa multipotencialidade que não segue necessariamente a lógica racional e pode ajudar a lidar com esse caos e encontrar a ordem pra ele: a criatividade. A criatividade é uma habilidade que todos nós temos (e que eu amo, aliás) e podemos desenvolver que nos ajuda a resolver problemas conectando o que é diferente e aparentemente não faz sentido, encontrando soluções a partir de uma lógica diferente.

A criatividade e a organização juntas são duas habilidades que podem nos ajudar a lidar com esse caos da diversidade. A gente primeiro conecta sem lógica aparente, brinca com o diferente para torná-lo menos complexo e depois separa em partes mais simples que façam sentido e categoriza para compreender melhor.

E se a gente parasse de encarar o caos como um problema e começasse a ver nele oportunidades para novas formas de ver o mundo e a gente mesmo? E se a gente abraçar todo o nosso potencial criativo confiando na criatividade e na organização para dar sentido ao que é importante?

Como você lida com as diferenças por aí? O quanto o caos te assusta e te ajuda? Me conta aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa!

You Might Also Like

2 comentários

  1. A diversidade pode ser tão caótica que atrapalhar a criatividade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a diversidade em si não. Acho que o que atrapalha a criatividade são as crenças e padrões, o egoísmo e a desconfiança que meio que sabotam a busca por um propósito comum.

      Excluir

Sou associada ANPOP