Experimente antes de se comprometer

05:00


As vezes, ainda que você já saiba o que precisa ser feito, será necessário fazer alguns testes antes de se comprometer. Quis falar sobre isso aqui hoje porque isso é super importante quando falamos em mudanças de hábito e rotina. Vem ver porque e como você pode aplicar isso na sua vida na prática.

Eu falo muito aqui sobre a importância de se observar para se conhecer e se desenvolver, falo sobre a organização como ferramenta para uma vida leve e produtiva, te conto até como aplicar algumas técnicas e usar algumas ferramentas na prática. Isso tudo é super importante, mas tem mais uma coisinha que eu quero abordar aqui hoje: antes de mudar a sua vida inteira para aplicar o que você aprendeu, faça alguns testes.

Quando a gente aprende algo novo a gente fica louco para colocar em prática e promover mudanças. E isso pode resultar em más escolhas. Quando você investe em algo (ainda que emocional ou mentalmente) imaginando que vai dar certo você está tomando decisões na empolgação, gerando expectativas que podem não ser concretizáveis. E as expectativas, como já falamos aqui, quando são grandes demais, levam a decepções tão grandes quanto.

Não é à toa que existe o período de teste e adaptação para qualquer produto ou serviço. É porque você pode não se adaptar, é porque pode não ser condizente com sua realidade, sua personalidade, seu momento. A maioria das coisas vão precisar sofrer adaptações e é por isso que testar é importante antes de se comprometer.

Fazer isso reduz a frustração e contribui para a evolução do aprendizado até que você esteja pronto para se comprometer (e olha que até depois de se comprometer você ainda pode se decepcionar, não tem como se livrar dessa possibilidade completamente). 

Vamos a um exemplo prático. Você se observa, pesquisa opções e define uma nova rotina de estudos pro seu dia a dia. Com base no que já sabe sobre si mesmo, acha que a noite é o melhor momento e que duas horas serão necessárias. Negocia com as pessoas que dividem a casa com você, limpa a sua agenda de compromissos, cria um planejamento completo de todas as coisas que vai estudar nesse tempo, estabelece prazos. Lindo né? Sim, mas uma coisa ficou de fora desse planejamento: a experimentação.

A primeira atividade depois de definir que vai estudar duas horas a noite e antes de negociar e limpar a agenda é testar por um tempo para ver como você se adapta. Estuda a noite, estuda durante o dia, estuda por 4 horas, por 2 horas, por meia hora, estuda um tema, muda de tema e cruza essas possibilidades. Não por muito muito tempo (senão você cai naquele problema do exagero novamente e exagero nunca é saudável), apenas o suficiente para colher mais informações. Você pode descobrir que funciona melhor a noite mas só quando o marido não está na sala ao lado assistindo o jornal, por exemplo. 

O compromisso é importante para a realização, mas precisa estar a serviço de você, seus objetivos, suas necessidades. O planejamento é seu guia, mas ele precisa ser feito e refeito para se adequar a sua realidade. Entender que é experimentando que você se desenvolve e aceitar que talvez você nunca tenha uma rotina definitiva por exemplo pode ser libertador. Que tal experimentar a organização na sua vida essa semana?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP