A culpa e a quarentena

05:00


Como dar conta de tudo? Como equilibrar os vários papéis? Essas são as perguntas que mais recebo. Já recebia antes e agora, com o Corona e a sobrecarga que veio junto, recebo ainda mais. Hoje eu quero falar sobre isso mas sobre um aspecto mais profundo. Quero falar sobre a culpa que paralisa quando a gente não dá conta de tudo. Vem comigo.

Antes de tudo, quero te fazer umas perguntas: Quem foi que disse que você precisa dar conta de tudo e equilibrar todos os papéis? E para que você se força a isso? A que te serve se colocar em uma posição de pressão constante? 

O momento que estamos vivendo não é nada fácil e está nos impondo restrições e nos forçando a incorporar novos papéis em uma realidade que já era de percepção de falta de tempo. Ou seja, a sobrecarga já existia e conseguiu um jeito de aumentar ainda mais. E a solução pra ela é a mesma que sempre existiu e se mostra ainda mais importante: olhar pra dentro, priorizar, planejar, organizar.

O problema é que preferimos acreditar em modelos irreais de perfeição e isso nos adoece muito. Achamos que o jardim do outro é verde e fácil de cuidar e esquecemos que o que vemos é apenas uma parte. E assim, ao reforçarmos essa crença do que deveríamos ser, nos afastamos do que realmente somos e nos sentimos eternamente culpados por não conseguirmos ser o que achamos que nos faria realmente felizes (deu pra entender a volta que a gente dá?). 

Outro dia escutei uma amiga dizer que parou de acompanhar meus posts pois fica com raiva de me ver conseguindo viver uma vida organizada quando ela sente uma dificuldade imensa em fazer o mesmo. "Eu não sei como você consegue" é algo que escuto bastante. Eu expliquei que isso que ela vê hoje é resultado de mais de 12 anos de trabalho com gestão, organização e produtividade aplicada no corporativo e na minha vida. Isso é um reflexo de muita experimentação, muito erro, muito caos. Comentários assim já me incomodaram bastante principalmente porque me faziam me sentir culpada de ser o gatilho no outro, de fazê-lo sentir-se mal.

Mas a verdade é que além de eu hoje ser um reflexo dos aprendizados do passado, minha vida não é perfeita, está longe disso. Eu fico de mau humor, eu brigo, eu sou exigente, as coisas saem do planejado, eu sinto cansaço e preguiça. Eu tenho objetivos que não se concretizam e gostaria de fazer bem mais do que faço. Todos somos assim e "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" como canta Gal Costa. 

Nessa quarentena o mais importante é reconhecer seus limites e saber o que é possível para você e o que você está realmente disposto a fazer. Faço questão de dizer sempre que organizar não é fácil, é um mergulho profundo, é um hábito diário. Fiz as pazes com a culpa outro dia quando percebi que tenho sim uma responsabilidade grande com você que me acompanha e isso envolve me colocar a disposição para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a fazer o mesmo por aí, mas isso não tem nada a ver com culpa. 

Essa é a questão com a culpa. Se ela viesse para te mover em direção ao que deseja, ela teria alguma função de existir. Mas o que ela faz é te paralisar. Te faz sentir incapaz de alcançar o que deseja, te coloca em uma posição de baixa auto estima e auto confiança. 

A culpa não serve de nada. A culpa poderia ter me impedido de ajudar tantas outras pessoas que precisam do exemplo para usar a organização como ferramenta para um dia a dia mais leve e produtivo. Se, ao invés disso, a gente se responsabiliza por entender o que buscamos, questiona se faz sentido e se estrutura e age para alcançar o que desejamos, aí sim, consegue se desenvolver. 

O período é de dificuldades para todos de maneiras diferentes. Precisamos reconhecer nossos privilégios e desenvolver empatia pelo outro. Mas precisamos também assumir a nossa responsabilidade nessa sobrecarga que nos impomos.

Você não precisa ser como ninguém, você não precisa fazer nada que não queira. Você tem a escolha em suas mãos todos os dias. Uns dias serão bons, outros serão péssimos. É como você lida com os dois que faz a sua vida diferente. A maioria das respostas está aí dentro. Mergulha, descobre o que deseja, o que é importante, e então busca fora apenas o que precisa realmente para complementar e ajudar a conquistar o que deseja. 

Eu acredito que a organização é algo que merece ser disseminado por aí nesse e em todos os outros momentos. Se essa é a sua busca, conte comigo. Eu posso te ajudar, mas primeiro você precisa se desvencilhar da culpa e assumir as responsabilidades possíveis.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP