Curiosidade, investigação e dados

05:00



Esse ainda é um blog sobre organização e produtividade, não deixe que o título do post te confunda. É que hoje eu preciso te falar sobre a importância de ser um detetive na sua vida, em todas as áreas da sua vida. Chega mais que eu te explico...

Detetives observam,  investigam, questionam, são curiosos e corajosos e reúnem dados que ajudam a tomar decisões. Já viu onde quero chegar? Pra mim todas essas habilidades são importantes para uma vida leve e produtiva e são o primeiro passo para uma vida organizada. Sem informação você fica perdido e é impossível organizar qualquer coisa que seja.

Deixa eu te mostrar como ser um detetive em cada área da sua vida (nas mais comuns e genéricas, na verdade, porque cada um tem uma vida e as áreas da sua vida podem ser diferentes da minha. Essa é uma parada super pessoal, tem a ver com o que é importante para você e te trás satisfação, mas isso é assunto para outro post ou para nosso processo de consultoria pessoal), listando algumas questões para te provocar a refletir e investigar um pouco mais a sua satisfação em cada uma delas:

  • Saúde: como estão seus exames? Onde está a sua dificuldade, seu incômodo? As consultas estão em dia? Quais os hábitos saudáveis que estão presentes na sua rotina? Como anda o seu nível de energia? Avalie seu sono, alimentação e sedentarismo. Quais as alternativas para evoluir nessa área? O que é ser saudável para você? (Para dicas de como se organizar nessa área, clica aqui e aqui)
  • Finanças: qual a sua renda média mensal? Com o que planeja investir seu dinheiro? Possui dívidas? Possui investimentos? Qual o seu objetivo financeiro? Qual a sua média de gastos mensal? Quais as suas prioridades? (Para dicas de como se organizar nessa área, clica aqui e aqui)
  • Família e relacionamentos: existem brigas atrapalhando os seus relacionamentos? Quais os motivos de desentendimento? Como anda a sua comunicação? O que as pessoas pensam sobre você? O que poderia melhorar nas suas relações? Quem são as pessoas mais importantes na sua vida? (Para dicas nessa área, clica aqui e aqui)
  • Hobbies e lazer: que coisas gosta de fazer no seu tempo livre? Que atividade te deixa feliz, sem nem ver o tempo passar? Quando costuma fazer isso? Com que periodicidade se dedica a se divertir? O que te relaxa? Você tem conseguido reservar tempo na sua semana para isso? (Alguns posts que podem te ajudar nessa área aqui, aqui, aqui e aqui)
  • Trabalho ou negócio: quais são as suas metas? Quais os principais desafios na sua profissão? Como é a sua rotina de trabalho? Quais as suas responsabilidades? Quais as suas entregas principais (objetivas e subjetivas)? Você sente que está realizando o seu propósito na sua atuação profissional? (Para dicas de como se organizar nessa área, clica aquiaqui e aqui)

Sabe o que pode te ajudar na prática a responder essas perguntas e reunir informações? As técnicas de escrita livre e tire tudo da cabeça. Experimenta e me conta se essa clareza já não faz uma diferença grande para que você consiga definir os próximos passos para tornar a sua vida melhor.

Lembre-se: uma vida organizada e produtiva é uma vida em que todas as suas áreas estão em equilíbrio (falei mais sobre esse conceito de organização total aqui), em que sua rotina prevê tempo de dedicação para cada uma delas e seus objetivos estão relacionados a mantê-las em desenvolvimento. Ser detetive na vida é um passo importante para isso.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP