Rotina de filho e rotina de mãe

05:00


Por mais organizada que a nossa rotina seja, quando viramos mães, tudo muda (a minha mudou super e já contei isso aqui). Na maioria das vezes rola um período de caos intenso ate que a gente consiga se estruturar. Isso porque nossa rotina é inundada das atividades dos filhos e ficamos tentando dar conta misturando as nossas atividades com as deles e fazendo uma confusão danada. Pensando nessa questão, escrevi o post de hoje, para ajudar a colocar cada coisa em seu lugar.

A nossa rotina muda mesmo quando chegam os filhos, é natural, a nossa vida muda completamente e as prioridades e até os objetivos mudam junto. O que torna tudo mais difícil é que não é uma mudança suave que a gente vai fazendo aos poucos...é uma mudança bem brusca. Somos tomados por aquele novo ser que depende da gente para tudo. E junto vem todos os pitacos e pressões sociais, além das nossas próprias idealizações e projeções pessoais.

O que a gente pode fazer para ter mais clareza a respeito do nosso dia a dia é lembrar que existem dois seres vivos nessa relação: a mãe e o filho. Parece bobeira relembrar isso, mas ficamos em uma simbiose tão grande e intensa que esquecemos do básico. A gente precisa lembrar que existe a rotina da criança e existe a nossa rotina e que essas coisas não precisam necessariamente ser iguais, apesar de, claro, algumas interseções serem necessárias.

A hora que você acorda, que você come, que faz sua higiene (pra dizer o básico), não acontecem no mesmo momento dessas atividades para o seu filho. Então a minha sugestão é fazer a rotina separadamente. Primeiro a da criança, depois a sua.

Para estruturar uma rotina, de quem quer que seja, é importante observar. O que funciona e o que não funciona para cada organismo é diferente. Vou dar um exemplo: minha mãe me colocou na escola no turno da tarde (ela tinha opção, na época) porque pela manhã eu fazia o número 2 e achou que funcionaria melhor pra mim desse jeito. Ela respeitou o meu ritmo e deu tudo certo.

Não quero dizer com isso que você precisa fazer uma investigação minuciosa dos hábitos do seu filho a ponto de mudar sua vida por causa disso. Apenas acredito que a observação natural pode te dar pistas de como estruturar uma rotina que gere menos impactos no dia a dia da criança, o que facilita para que vire hábito.

Eu já falei aqui em outro post, mas acho importante reforçar que sim, eu acredito que é importante que as crianças tenham rotina. Isso dá segurança para elas e te ajuda a ganhar um pouco mais de previsibilidade para montar a sua própria rotina. Claro que ainda assim as crianças são imprevisíveis e podem acordar mal em um dia, desestruturando tudo, mas isso não invalida os benefícios da rotina e da organização.

A partir da rotina das crianças definidas de acordo com o contexto e realidade dela e da família, identifique os pontos de interseção com a sua rotina. Quais são os momentos em que você precisa estar junto acompanhando a atividade do seu filho? Se você amamenta, por exemplo, o momento de alimentação dele depende de você, então precisa fazer parte da sua rotina também. Mas verifique que atividades realmente dependem de você ou podem ser realizadas por outras pessoas como pais, avós, cuidadores, creche/escolinha. Essa rede de apoio vai se tornando cada vez mais importante conforme o bebê vai se desenvolvendo.

Pense também nas atividades para além do básico que você precisa realizar para que consiga se manter saudável e disposta para a rotina intensa de cuidados com seu filho. Quando eu digo saudável estou incluindo aqui a saúde mental também tá? Inclua algo que te possibilite cuidar de si nem que seja para cuidar melhor das crias. Não temos superpoderes e precisamos lembrar disso.

Você pode pensar que sua rotina e a do seu filho precisam ser a mesma coisa e no início isso pode realmente ser uma verdade, mas é importante que você perceba aos poucos os ganhos relacionados a voltar a se ver como uma pessoa para além do seu filho. É saudável e possível, eu garanto. E garanto também que a organização é essencial nesse processo.

Agora me conta, o que parece mais difícil para você em se tratando de rotina de mãe? Usa os comentários pra deixar seu recado e sua dificuldade para que eu possa criar mais conteúdo que te ajude. Feliz dia das mães, viu? Se cuida! 


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP