Reflexões sobre mudanças e como lidar com elas

05:00



A vida é feita de mudanças. O ciclo da vida, as estações do ano, as marés. Mas também as separações, o luto, a troca de emprego, o nascimento de um novo membro da família. As mudanças acontecem de maneiras diferentes e nos afetam também de maneira diferente enquanto indivíduos. Hoje vamos falar sobre mudanças e porque é tão difícil lidar com elas.

Costuma-se dividir as mudanças em dois tipos principais:
  • Mudanças suaves: são aquelas sutis, constantes, que já absorvemos como parte da vida a ponto de quase não percebermos o impacto. São aquelas que acontecem mais devagar, nos dando tempo para nos adaptar e planejar melhores formas de lidar com suas consequências. 
  • Mudanças bruscas: são usualmente as que te pegam de surpresa, tiram o chão e revolucionam completamente a forma como você lida com as coisas. São difíceis de prever, e dão mais trabalho para se adaptar. 
Ambas provocam alterações no seu contexto de vida e aí está a chave para entender a dificuldade de lidarmos com elas. Buscamos sempre na vida a segurança e o conforto do que conhecemos. Na contramão disso, as mudanças nos demandam esforço de adaptação, nos tiram do eixo e mexem com a gente gerando inseguranças as vezes bastante profundas.

Já percebeu que para um mesmo movimento de mudança ou episódio na vida pessoas diferentes podem reagir de maneiras diferentes? Isso se dá poque a nossa percepção a respeito da mudança tem muito a ver com o significado e consequências que prevemos. Tem a ver com o quanto ela nos amedronta ou está ligada aos nossos pilares, a coisas muito importantes e prioritárias nas nossas vidas. 

E tem a ver também com o quanto estamos preparados para lidar com elas. O que está relacionado diretamente com o grau de consciência que você tem da sua vida e com o seu nível de satisfação no momento. Você só vai estar disposto a mudar se, ao entrar em contato com a sua vida, suas características e mais variados aspectos, encontrar algum incômodo, algo que não te faz bem ou que pode ser melhorado. Se isso não acontece, você cria um bloqueio e resistência a qualquer movimento que provoque a mais mínima alteração no seu contexto.

É por isso que mudanças só acontecem se você realmente quiser. Nada imposto vai ser produtivo. Vai acabar te afastando ainda mais do objetivo porque você se fecha interpretando qualquer sinal de alteração como perigo. 

Pense nas mudanças em empresas, em relacionamentos, de casa. Só funcionam realmente se você percebe que o resultado tem alguma possibilidade de tornar sua vida melhor, não é verdade?

Bom, independente de se você está preparado para elas ou não, mudar faz parte da vida. Você está mudando o tempo todo, ainda que não perceba. O que te ajuda a lidar com com as mudanças é aceitá-las e criar estratégias para lidar com suas consequências. Prever que seus planejamentos sofrerão alterações, que seus objetivos podem não ser alcançados como gostaria, que acidentes podem acontecer.

A organização te ajuda nisso. Na sua resposta a mudanças. Reflexão e ação, sem paralisar diante do caos que as acompanha.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP