Simplifique e ganhe foco

05:00



"Falta só mais um ajuste", "Não, mas eu ainda quero acrescentar um detalhe", "Não estou 100% satisfeita", essas são frases que eu escuto demais referentes a coisas que já estão muito boas mas que quem fala continua insistindo em investir tempo em fazer. Essa é uma variação do perfeccionismo, te faz perder tempo, e é por isso que precisamos bater um leve papo hoje sobre esse assunto. 

Porque a gente tende a complicar as coisas na nossa vida? Porque a gente acha que para algo dar certo ou pra gente ter sucesso precisa sofrer, ser difícil e complexo? Porque não pode ser simples?

A gente não valoriza, não dá importância para a simplicidade. Talvez porque a vida toda tenhamos escutado frases como "sem dor, sem ganho" ou "o sucesso vem para quem se esforça". Mas e se a gente pudesse ser feliz, ter sucesso e ganhos sem sofrer e com esforço mínimo?

Não estou dizendo para você não se esforçar, não me interprete mal. Acho que a precisamos nos dedicar ao que acreditamos e priorizamos. O que estou dizendo é que podemos usar a criatividade para pensar em soluções mais simples, o autoconhecimento para definir metas mais claras, a observação consciente para sabermos a hora de parar. 

Quando você insiste em olhar para cada detalhe sem refletir sobre sua real necessidade e real impacto no resultado desejado, você perde foco e perde tempo. Você distribui sua atenção em pequenas coisas, que têm a tendência de se ramificarem em mais várias outras coisas e você pode inclusive perder de vista seu objetivo original.

"O “essencialista” é aquele que vê claramente a diferença entre o desnecessário e o indispensável" Greg McKeown

O autor da frase acima e do livro "Essencialismo: a disciplinada busca por menos" confirma isso e tem uma imagem que ilustra perfeitamente, dá uma olhada:



Com energia em várias coisas você dispersa, evolui em várias direções mas não chega muito longe em nenhuma. Concentrando no que realmente importa você chega mais longe. Isso é foco, é agir onde realmente importa. E simplificando você consegue isso, esse direcionamento da sua atenção para as poucas coisas que são realmente importantes. 

É como diz a lei de Pareto, aliás: "aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas". Então simplifique as coisas, ganhe foco e alcance resultados reais.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP