As dificuldades e os benefícios dos hábitos na quarentena

05:00



Eu não tenho conseguido ler e praticar exercícios físicos como antes. Mas, por outro lado, nada é como antes no contexto que estamos vivendo não é? Se você também foi forçado a modificar os hábitos durante a quarentena, se liga nesse post da série #CoronaDoAvesso.

Assim como precisamos revisar nossos objetivos e a nossa rotina quando o contexto muda, é importante também revisar nossos hábitos nessa enorme mudança de contexto que estamos vivendo por conta da pandemia. E hábitos costumam ser coisas difíceis de ajustar. Esse é o lance com o hábito, funciona sempre da mesma forma com a mesma frequência. Se alguma variável muda, muda tudo.

Na prática, é como se estivéssemos voltando no tempo, precisamos encarar como o processo de estabelecimento de um novo hábito com o agravante de estarmos deixando de lado um hábito antigo. Isso significa se questionar novamente a que esse hábito te serve (sua razão e motivação para existir e se fazer presente na sua vida), definir e se comprometer com uma rotina (passo a passo ou processo) e frequência estabelecendo o momento em que ele vai se encaixar no seu dia a dia e definir uma recompensa prática.

Sim, vai ser difícil. Tem sido para mim também. Estou tentando encaixar a leitura na nova rotina, por exemplo. Testei em alguns horários diferentes e senti que no café da manhã funcionava melhor. Defini um número mínimo de páginas e um tempo limite de leitura para não impactar as outras atividades, e estabeleci a frequência diária. A recompensa é um novo livro (motivação maior que essa, para mim, não existe).

A dificuldade está justamente em lidar com a mudança de contexto, ao meu cérebro estar acostumado a ler em outras condições e estranhar, me fazendo parar a todo momento para olhar ao redor, o que dificulta a minha concentração. Com os exercícios, nem se fala. Nem sequer consegui definir que exercício vou fazer!

Só que fazer esse esforço de adaptação é super importante nesse momento porque os hábitos te ajudam a caminhar em direção a seus objetivos e estilo de vida desejado. Eles são o suporte diário que te mantém em movimento.

É importante também para você sentir que a vida continua mesmo em meio a todo o caos. Te dá segurança e auto confiança. Sentir que você consegue, que é possível, que algum aspecto da sua vida se adequou a nova realidade. 

Não é preciso para isso manter os mesmos hábitos exatamente de antes, você pode revisar e elencar novos hábitos também, o efeito é o mesmo. Se comprometer com uma rotina que faça sentido para você é o ponto chave nesse momento.

Te proponho então repensar seus hábitos e estruturar uma rotina que faça sentido nesse novo contexto. Vai ser difícil, mas vai ser bom, acredite.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP