Corona - como reorganizar a rotina

18:04



Não era esse o post que eu tinha programado para essa semana. Mas fomos todos pegos de surpresa com a velocidade com que o novo Corona vírus está se espalhando e, isolados em casa para reduzir a curva de contágio, achei que seria bom contribuir espalhando organização nesse momento de caos. Vamos falar sobre ações práticas que podem te ajudar a lidar melhor com o caos do isolamento, organizando a sua rotina (mais dicas sobre como lidar com o caos em geral, veja esse post aqui).

Tenha uma rotina - ainda que você tenha sido obrigado a tirar férias do trabalho, você está com suas opções limitadas. A rotina ajuda a reduzir o esforço de ter que pensar o que fazer em seguida e te faz sentir mais ativo e não se entregar a procrastinação, deixando de aproveitar esse momento (do que com certeza você se arrependeria depois).

Mantenha os horários  - horas de acordar, de comer e higiene devem ser mantidas. Estrutura é importante para todos nós e especialmente para as crianças para que elas se sintam seguras no meio de todas as restrições. Fora que vai ajudar bastante quando for seguro retomar as aulas e o trabalho, sem que você precise de um tempo de readaptação que costuma ocorrer após o retorno das férias por exemplo.

Liste atividades que você gostaria de fazer em casa e nunca teve disponibilidade - agora você tem. Ainda que você esteja trabalhando em casa (veja dicas para otimizar o trabalho em casa aqui), use o tempo que gastaria em deslocamento para investir em algo que te dê prazer ou contribua para seu desenvolvimento pessoal. Com a lista, planeje os próximos dias e extraia o melhor deles. 

Use a tecnologia a seu favor - videoconferência, serviços de entrega, serviços de streamming (netflix, spotify, etc). Essa é a hora de encurtar as distâncias através da tecnologia e evitar a depressão do isolamento. Somos seres sociais e você precisa pensar que estar em casa restrito vai mexer contigo. Ainda que você esteja com sua família, você antes podia fugir pra ficar sozinho ou se distrair em companhia de amigos, o que te preservava a individualidade e isso pode fazer bastante falta agora.

Movimente-se - faça exercícios, dance, jogue jogos interativos de movimento. Não fique só sentado na cadeira do escritório, esparramado no sofá ou na cama. Se você estivesse podendo sair já teria feito sua meta de passos diários, então, mantenha a meta e se movimente! Até porque não sabemos por quanto tempo ficaremos em casa.

E principalmente, tenha paciência e cautela. Paciência com as pessoas a sua volta e consigo mesmo. Cautela para não entrar em pânico, não estocar e privar outras pessoas de ter acesso aos itens de consumo, não compartilhar informações sem verificar a fonte. Não vai ser fácil. Mas é necessário para o bem de todos.

Ideias de atividades para as crianças: desenhos educativos na tv, projetos de arte (colagem, desenho, pintura, slime, experiências, teatrinho, maquetes com recicláveis), leitura de livros e gibis, jogos interativos e educativos (limite a duração e supervisione), jogos de tabuleiro, gincanas em casa (caça ao tesouro, circuito de obstáculos, tarefas domésticas como quem guarda os brinquedos mais rápido?), tarefas de escola (tem muitas opções na internet que você pode imprimir e treinar de acordo com a faixa etária para manter o estímulo). Eu fiz uma rotina diária alternando essas coisas de hora em hora pra estimular e tem dado certo.

Ideias para os adultos: ginástica localizada (tem vários vídeos na internet de séries guiadas), dançar, ouvir música, relaxar na rede ou no sofá, ler, cursos online, exercícios de autoconhecimento, organizar os espaços, criar planos de ação para seus objetivos, retomar contato com quem está distante através da internet, pesquisar as próximas férias, curtir a família, ver filmes e documentários, cozinhar por prazer (testar uma receita nova), e o que mais você tiver a possibilidade de fazer em casa. 

Alguns links meus que podem te ajudar nesse período:

O Caos acontece e não poupa ninguém. Esse é um momento de exercitar o lidar com as mudanças inesperadas.

Sabe o que também pode te ajudar? Aproveitar para investir em organizar a sua vida. Que tal vir fazer uma consultoria online comigo?

Que mais que você tem feito nesses últimos dias e pretende fazer nos próximos? Deixa aqui seu comentário e ajuda a galera!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP