As férias são especiais porque elas acabam. A vida também

05:00


Calma que eu explico esse título meio mórbido te trazendo pro contexto da organização e da produtividade. Só não dá pra fazer isso nesse parágrafo de introdução, então você vai precisar ler o resto do texto. Confia em mim, a reflexão vale a pena.

Eu tive a ideia para esse post assistindo a série "The Good Place" (muito boa, super recomendo por sinal). Em um determinado momento, que eu não vou poder contextualizar demais pra não dar spoiler, eles chegam a conclusão de que o céu (ou o "bom lugar", pra onde as pessoas boas vão quando morrem) está sem graça porque a morte não é mais uma alternativa, eles já estão mortos, então não têm estímulo para curtir a estadia. Muito louco né?

Mas pensa como essa é uma perspectiva filosoficamente interessante e na prática importante para contextualizar o sentimento delicioso que te traz um final de semana ou as férias ou qualquer coisa que te dê alegria e prazer...esses momentos só são maravilhosos porque acabam. Você sabe que serão transitórios, então aproveita ao máximo. 

Entender isso te ajuda a entender inclusive a necessidade de equilíbrio na sua rotina. Ao invés de ficar eternamente dedicado a uma mesma atividade, e acabar procrastinando por saber que tem todo o tempo do mundo para fazer, alternar entre coisas de diferentes contextos e características para te fazer ser mais produtivo e aproveitar mais cada uma delas enquanto as está realizando. Não é sensacional?

Ter consciência de que as coisas precisam ter um fim faz sentido também com relação aos seus objetivos e planejamentos. Se a gente fica com um mesmo objetivo por anos a fio sem se movimentar em direção a ele, ou alterar o plano de acordo com o novo contexto, ele perde o propósito, a motivação vai embora. Sem falar em um planejamento eterno que nunca é colocado em prática. Perde o sentido, a graça, e, consequentemente, você perde o foco.

Saber que as coisas boas da vida acabam só não pode te deixar baixo astral. Não adianta lutar contra sabe? Pensa como mola propulsora pra te fazer aproveitar tudo ao máximo. E pensa também que essa máxima também vale para as coisas ruins...elas não duram pra sempre. 


Encarar a realidade dos fatos te ajuda a buscar soluções práticas e otimizar o seu tempo. Agora vamos aproveitar cada atividade que nos propusermos a fazer, combinado? 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP