A reflexão como ferramenta de bem-estar

05:00


Se você quer se sentir bem, você precisa primeiro refletir sobre o que isso significa para você. Faz sentido, concorda? Então vamos conversar melhor sobre o que é bem-estar e como você pode alcançá-lo na prática. Vem comigo...

O bem-estar é um estado em que você se sente satisfeito, seguro, confortável, tranquilo. E isso normalmente tem a ver com saúde em um sentido mais amplo, que leva em conta como você está física, espiritual, mental e emocionalmente. É um conceito bem subjetivo e para cada um vai representar um conjunto de coisas diferentes. 

E é aí que entra a reflexão. Na física reflexão é o fenômeno em que a luz bate em uma superfície e volta para o ambiente. Nesse fenômeno, o ângulo de incidência da luz muda de acordo com as características da superfície. Agora pensa em quando dizemos que precisamos refletir, normalmente queremos dizer que vamos pensar sobre um determinado assunto e analisar como nos sentimos, como aquele assunto nos impacta, nossa opinião sobre ele. Algo nos toca e, de acordo com nossas características pessoais, devolvemos o assunto já com a nossa cara. Gosto de pensar assim nas palavras pois elas acabam nos dando uma visão mais completa da situação, percebe?

Eu preciso que você entenda a reflexão com essa visão mais profunda. É você, recebendo as influências do seu entorno e devolvendo o que faz sentido para você, de uma maneira individual e personalizada. Isso é lindo. E isso é exatamente o que todos nós deveríamos estar fazendo nesse momento, para lidar com a quarentena. Vem o caos, o vírus, as notícias, as notificações, as demandas externas, chega na gente, a gente sente e decide como vai reagir a elas, como vai se posicionar e o que vamos espalhar em resposta.

Esse processo, quando feito buscando o seu bem-estar e o bem-estar dos outros a sua volta, se torna uma maneira de tornar o mundo melhor e sua vida melhor. Ou seja, se você quer se sentir bem, você precisa estar atento a como vai reagir ao que chega até você e precisa saber o que é bom pra você e para o mundo para poder ficar bem. Saber o que te faz bem tem a ver com autoconhecimento, tem a ver com seus objetivos e sua percepção do mundo. 

Vamos fazer um exercício levando em conta o contexto que estamos vivendo: mortes, caos na saúde, caixões no noticiário (estimulo externo). Quando essas coisas chegam até você, você sente, processa e reflete. O resultado pode ser preocupação, paralisia, dor, o que não vai te trazer bem estar e não vai ser positivo para ninguém. Ou pode ser autocuidado e disseminação de informações que ajudem as pessoas a se cuidarem e evitarem de fato o contágio, o que vai te fazer se sentir melhor e ajudar as pessoas a sua volta. 

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas”  
Confúcio

A minha proposta é que você deixe a sua vida e a vida dos outros melhor sendo o melhor que você puder, fazendo refletir apenas o que propaga a sensação de bem-estar. Sempre que algo chegar até você, ao invés de propagar imediatamente, pare e reflita. Pense, analise sob o espectro da saúde física, mental e emocional (sua, dos outros, do mundo), e, então, faça sua parte, contribuindo para que as coisas melhorem para todos.

Nós podemos sair disso tudo melhores. Vamos juntos?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP