Objetivos e Autossabotagem

05:00



Você está motivado, sabe o que quer, se planeja, se organiza, começa a colocar o plano em prática e, quando tudo parece estar indo muito bem, você trava. Você sabe que o objetivo é  algo que vai melhorar a sua vida, tem tudo o que precisa, então porque não funciona? Muitas coisas podem estar por trás disso e uma delas é o assunto desse post de hoje: autossabotagem.

Pode parecer estranho, e é mesmo difícil de acreditar, mas, em alguns momentos da sua vida, você pode estar trabalhando contra você mesmo. E o que torna tudo mais difícil é que isso acontece inconscientemente. Você não percebe, mas acaba conspirando contra si mesmo e impede seus objetivos de se realizarem como você planejou. 

As raízes e causas podem ser bem profundas e você pode precisar de ajuda profissional para entender o mecanismo completamente. Mas saber que ele existe e está acontecendo é o primeiro passo. E um passo decisivo, eu diria, para você de fato conseguir estruturar um planejamento realista com relação a seus objetivos.

O principal a fazer para perceber se você está se sabotando com relação ao seu objetivo é se questionar o que você ganha ao não alcançar esse objetivo. Pode parecer bobo, mas é uma pergunta extremamente difícil de responder e você vai precisar mergulhar fundo. Dizem que só aprendemos algo ou nos movimentamos na vida "por amor ou pela dor", ou seja, você age para ganhar alguma coisa que julga importante ou para eliminar um sofrimento ou perda. E é aí que está o motivo pelo qual essa pergunta é tão importante. Porque o contrário também pode acontecer, ou seja, agir em direção ao seu objetivo pode representar um ganho e ao mesmo tempo uma perda.

Para alcançar um objetivo você precisa se mexer, sair da zona de conforto, mudar algo. E isso não é nada fácil. Envolve uma boa dose de insegurança e receios. E não atingir o objetivo representa não mexer em nada disso e se manter seguro. Ainda que seja uma ilusão, claro. A mente da gente quer economizar energia, sabe? E mudar gasta uma energia danada. 

Sim, eu estou simplificando as coisas. A autossabotagem pode ter raízes bem mais profundas, originadas por traumas e conflitos existentes na sua história de vida e que ajudaram a moldar a sua personalidade (se você se interessa por esse assunto sugiro a leitura do livro O ciclo da Autossabotagem). Só uma boa terapia para dizer. O meu objetivo aqui não é te curar disso. Eu não tenho essa formação e habilidade. O meu objetivo aqui é te fazer despertar para essa possibilidade. É te fazer perceber que pode não ser apenas uma questão de motivação ou força de vontade. E isso, por si só, já é muito. Vejo muita gente por aí sofrendo, se sentindo muito mal por não conseguir cumprir as próprias metas, quando talvez esteja em um ciclo de autossabotagem bem difícil de identificar.

Existe um exercício bem interessante, uma ferramenta de coaching que eu aplico muito nos meus processos de consultoria, que se chama Matriz de Perdas e Ganhos que ajuda a entender os aspectos que estão envolvidos no seu objetivo. Eu uni essa matriz a algumas outras perguntas complementares em um PDF que chama Mergulhe no seu Objetivo e você pode baixá-lo gratuitamente aqui. 

Se esse post foi útil para você deixa seu comentário aqui embaixo e compartilha com outras pessoas que podem também se beneficiar dessa reflexão. Se precisar de ajuda, conta comigo.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP