O que é felicidade pra você?

09:00

No dia a dia a gente percebe as pessoas a nossa volta mudando constantemente de humor, alegres, tristes, preocupadas. É comum quando estamos frustrados dizermos que estamos tristes. Mas o que nos deixa felizes? O que é esse sentimento capaz de mover as pessoas, tornando-se objetivo de vida, meta a ser alcançada? O que de fato te deixa feliz e como? 

Foi fazendo-me essas perguntas e descobrindo respostas em mim mesma que tive a ideia de procurar nas pessoas a minha volta e documentar minhas descobertas. Fiz essa pesquisa mais de 10 anos atrás quando ainda morava em Salvador e resolvi colocar aqui hoje os resultados pra vocês...

“Perguntei pro céu, perguntei pro mar, pro mágico chinês...” 

Para coletar os dados fiz uma pesquisa com alguns amigos por e-mail com as seguintes perguntas: 

1. O que é felicidade pra você? 

2. O que te deixa feliz? 

3. Você se considera feliz? 

4. O que você procura fazer para buscar a felicidade? 

No decorrer da pesquisa percebi que a última pergunta deveria ter sido: “Você busca a felicidade? De que forma?” para não influenciar na resposta.

De qualquer forma, dá uma olhada nas respostas: 

  1. Apareceram as seguintes definições com frequência: estar bem consigo mesmo, satisfação de necessidades pessoais, ter aquilo que deseja, estar bem com as pessoas ao redor, não ter preocupações. “É um estado de espírito...” foi a mais frequente forma de referenciar o conceito. 
  2. As respostas indicam que as pessoas ficam felizes: sabendo que são queridos, sentindo-se úteis, sentir que fazem bem às pessoas ao redor, realização e crescimento pessoal, estar com amigos e coisas simples como um sorriso. 
  3. A maioria das pessoas se considera feliz. As respostas encontradas foram: Sim, Acho que sim, Muito, Bastante, O saldo é positivo (78%); Em certos aspectos da vida (11%); Neutro, Nem feliz nem triste (11%). 
  4. Algumas respostas encontradas sobre a busca pela felicidade foram: “Não a busco”, “Nada, eu simplesmente vivo”, “Correr atrás dos objetivos”, “ser eu mesmo”, “Focar no que dá prazer”, “tirar o bom das coisas”, “Ser simples, direto e correr atrás”, “Realizar meus sonhos”, “Auto-reflexão”.

A felicidade é Relativa 

A Felicidade é, podemos dizer, um estado de espírito, consequência do prazer e realização de cada indivíduo. Realização pessoal para uns, profissional para outros, ou até mesmo uma viagem ou simplesmente estar entre amigos. É possível concluir, então, que a felicidade é relativa. Depende de cada um, varia de pessoa para pessoa. Muda, de acordo com os princípios, prioridades, objetivos e gostos de cada um. 

Felicidade a gente não discute, a gente não explica, a gente sente e pronto. Às vezes nas coisas mais inusitadas, às vezes em gestos simples como um sorriso. “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é” e cabe a cada um buscar ou não a sua felicidade, o que te faz bem. 

Não existe uma formula geral, ou conceito bem formulado. Alguns querem a felicidade a todo custo e vivem se dedicando a esse objetivo a todo instante. Outros simplesmente vivem, esperando que ela apareça nas coisas simples, outros ainda vivem intensamente o momento, buscam a “felicidade urgente”, e alguns a imaginam como um objetivo distante. Independente da sua forma de encarar o sentido e significado da palavra em si, existe um consenso de que é um estado de espírito. E sendo assim, fica implícito que não dura eternamente. Existem os momentos em que você está feliz. 

Não deveríamos nos perguntar se somos felizes mas se estamos felizes. Mas podemos constatar que o ser humano tende a pensar sempre em seus momentos bons deixando os ruins trancados numa gaveta lá mais escondida no fundo da mente. Por isso tendemos a responder sempre que somos sim felizes, hoje e sempre, como se a felicidade fosse um bem durável. 

O que podemos tirar de interessante da pesquisa é a constatação da relatividade do conceito felicidade. Depende de algumas variáveis. E é um estado de espírito, o que leva a alternância de humor.

Frases de efeito 

Na música, na filosofia, nos cartões, nos vídeos publicitários, a felicidade é sempre abordada como tema de fácil entendimento. Pois afinal, acaba atingindo a cada um de uma maneira distinta e pessoal.

 Abaixo alguns textos e frases que têm a felicidade como tema. Podem ser encaradas como momentos de reflexão individual, ou como tentativas e universalizar o conceito. 

“Felicidade de pobre dura pouco” ditado popular 

“Felicidade é a única coisa que podemos dar sem possuir” Bordeaux 

“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente” Érico Veríssimo

“Felicidade é ter o que fazer, ter algo que amar, e algo que esperar” Aristóteles 

“O segredo da felicidade não é fazer sempre o que se quer mas querer sempre o que se faz” autor desconhecido

“If it makes you happy it can’t be that bad.” Música If It makes You happy 

“O tempo passa de repente, felicidade urgente para todos, para todos nós. Quero te fazer feliz, quero ser feliz também. Com você ta tudo bem?” Música Felicidade Urgente 

“Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci” Rap da Felicidade 

“Felicidade, é uma cidade pequenina, é uma casinha na colina, qualquer lugar que se ilumina, quando a gente quer amar” Música Pão e Poesia - Simone

"Dizem que a felicidade é um momento. Se encontra em um sorriso em um desejo" Música Dizem Que é Felicidade do Art Popular

Conclusão 

Ser feliz é estar bem consigo mesmo. Com a imagem que você tem de você, com a imagem que os outros têm de você. É ser amado, é quando as coisas saem da forma que você considera certo, de acordo com as suas prioridades. 

É a sensação de estar realizado. Um sonho, um desejo, uma vitória. Tem a ver com suas expectativas, as coisas que você gosta. 

Felicidade é pessoal. É sensação de bem-estar. E varia. Afinal cada um tem pra si o que é certo ou errado, bom ou ruim. Felicidade é um conceito relativo? Sim. E dura pra sempre? Não. Ser feliz é diferente pra cada pessoa e dura um instante. O tempo que é preciso pra surgir outra necessidade, desejo, novidade excitante. 

A felicidade pode vir em caixas e garrafas, em joias ou flores, em beijos, em gente, em filme, em arte, em música. Pra mim, pra você, pra gente...junto, separado. Nunca contínua, mas sempre presente. Em instante, em momento. 

Talvez por isso quando alguém te pergunta se você é feliz você diz que sim. A gente se apega aos momentos felizes. E são eles que ficam na sua cabeça por mais que os momentos tristes e difíceis te deixem marcas profundas. O saldo é sempre positivo. A menos que a vida te pregue peças ou que seus objetivos sejam inalcançáveis, ou que seus gostos sejam difíceis demais de satisfazer. 

Busque sua felicidade. Não agora, sempre. Todos os momentos. Com cuidado pra respeitar os limites dos outros e os seus. Sem ser egoísta. Seja feliz junto, não sozinho. 

Deixe que a felicidade seja a consequência, não o motivo. Busque-a, mas não viva pra isso. Deixe que ela chegue até você mas não espere sentado. Crie situações, se arrisque. Tente, siga, viva, seja...essa tal felicidade.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP