Organização e TDAH - Entrevista com Beatriz Militão

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Uma coisa que sempre me perguntam é como adaptar as dicas de organização para pessoas que possuem TDAH. Como eu não sou especialista no transtorno, convidei a querida Beatriz Militão para responder algumas perguntas!



Bia foi uma das primeiras clientes minhas de consultoria aqui na Avesso do Caos e eu acompanhei o início do seu processo de transição de carreira quando ela ainda era estudante de Psicologia. Hoje ela faz um trabalho maravilhoso no Instagram Organizadamente.Psi e eu sugiro que você conheça o trabalho dela. 

Mas agora vamos às perguntas. Tenho certeza de que você vai curtir esse papo. Fica a vontade para continuar nos comentários também enviando as suas perguntas e comentários!

1) Bia, fala um pouco sobre você e o seu trabalho pra galera que ainda não te conhece.

Eu sou Beatriz Militão e a minha formação inicial é em Administração de Empresas. Durante 20 anos fui gestora de pessoas e de processos e, apesar de amar o que eu fazia e considerar que fui bem sucedida na minha escolha, eu tinha um sonho gritando dentro de mim desde a adolescência que era ser Psicóloga.

Dei início a realização do meu sonho e, durante algum tempo, tentei conciliar a minha carreira de Gestora CLT com a Faculdade de Psicologia, mas confesso que não consegui, pois eu tinha uma demanda e uma responsabilidade que me impediam de fazer uma graduação em Psicologia como eu sempre sonhei. (Inclusive, exatamente nessa época fiz uma consultoria em organização com a Alice que me ajudou muito a manter o meu trabalho e estudos na época, além da minha sanidade rssssssssss)

Foi exatamente a partir dessa constatação que comecei a minha jornada empreendedora, pois percebi que, para me dedicar aos estudos como eu gostaria, eu precisava de mais flexibilidade de tempo e horário, então resolvi fazer uma transição de carreira para empreender. Nessa transição, eu optei por empreender na Psicopedagogia Clinica, onde me encontrei demais, pois pude unir duas paixões que são a aprendizagem e a organização. 

Nesse meio tempo tive o diagnóstico de TDAH, .... que eu sempre desconfiei que poderia ter em razão de vários sintomas que percebia em mim, mas exatamente por falta de informação e de uma ajuda especializada, acredito que tenha passado desnecessariamente por momentos muito difíceis que poderiam ter sido evitados, caso tivesse tido a oportunidade de ter um tratamento adequado.

E pensando nisso, me especializei em ajudar adolescentes e adultos com TDAH a organizarem suas vidas pessoal e profissionalmente. Os meus processos interventivos de trabalho são mentoria em organização e estimulação cognitiva, pois acredito que a organização acontece de dentro para fora.

 
2) Explica pra galera o que é o TDAH exatamente e quais os principais sintomas
 
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

Traz importantes prejuízos funcionais como problemas sociais e de vida familiar, baixa escolaridade e abandono escolar, baixa autoestima, prejuízo no desenvolvimento emocional, divórcios. Além disso está associado a uma série de outras comorbidades, sobretudo condições como transtorno de oposição desafiante (TOD), transtorno de ansiedade e dificuldade de aprendizagem em crianças e, na vida adulta, transtorno por uso de substancias (TUS’s), bem como transtorno de ansiedade e do humor. 

Também prediz uma diversidade de desfechos negativos em longo prazo, como lesões físicas, baixo desempenho acadêmico, acidentes de trânsito, gravidez prematura, doenças sexualmente transmissíveis, comportamento criminoso, entre outros.

Alguns dos sintomas típicos de adultos com TDAH é o descuido com suas atividades, o fato de não conseguirem se organizar, dificuldade em manter a concentração e atenção, inquietude e hiperatividade motora e/ou mental.

 
3) Quais as maiores dificuldades para quem tem TDAH?
 
As maiores dificuldades de um adulto com TDAH acabam se fundindo com os seus sintomas, vemos como muita frequência e intensidade:
  • Instabilidade profissional, gerando maior índice de desemprego;
  • Dificuldades em seguir rotinas;
  • Se entediar com muita facilidade; e pode ainda se sentir ansioso diante das tarefas não estimulantes;
  • Dificuldade em planejar e executar tarefas propostas por si próprio ou por terceiros;
  • Procrastinação;
  • Frequente alteração de humor;
  • Frequentes esquecimentos, perdas e descuidos para datas e reuniões importantes;
  • Dificuldades para expressar suas ideias, colocar em prática o que está pensando/em sua cabeça;
  • Repetição frequente de erros, frequente falta de atenção com coisas simples;
  • Esquecer de pagar contas;
  • Perder as chaves;
  • Não se lembrar de reuniões e outros compromissos;
  • Deixar coisas pendentes e sem finalização.
Caso você tenha se identificado com esses sintomas e queira saber de você tem TDAH é importante se submeter a uma processo de avaliação procurando um profissional capacitado como psiquiatra, Neurologista e/ou Neuropsicólogos para obtenção de um diagnóstico mais preciso. O diagnóstico é estabelecido clinicamente, com base em critérios definidos por sistemas de classificação diagnóstica como o DSM e a CID.

Comentário: isso que a Bia falou sobre o diagnóstico é super importante, já vi muita gente lendo lista de sintomas na internet e se autodiagnosticando. Não dá né, minha gente?

4) Como a organização pode ajudar quem tem TDAH e quais as dicas poderiam ajudar nesse processo?
 
A organização é uma forte aliada para adultos com TDAH e deve ser usada de forma estratégica para ajudar no dia-a-dia e assim, permitir que ele tenha sucesso, tanto na vida pessoal como profissional. Caso seja necessário, as estratégias de organização podem ainda ser somadas a psicoterapia e a tratamento medicamentoso.

Relaciono abaixo algumas estratégias simples e bem eficazes que podem ser usadas por adultos para lidar com a desorganização, a procrastinação, distração excessiva e o esquecimento:
  • Dedicar 10 minutos diariamente para definir uma lista de coisas a fazer, porém não liste mais que 2 a 5 itens, pois assim a lista se manterá realizável;
  • Usar uma agenda na qual possa anotar compromissos, horários, tarefas de trabalho e escola, bem como momentos reservados para atividades de recreação e autocuidado;
  • Revisar a agenda no começo do dia ou na noite anterior;
  • Prever as distrações mais prováveis e as barreiras que podem impedir a realização de suas tarefas e crie formas de evitá-las;
  • Planejar atividades físicas, descanso adequado, e horários de refeição regulares;
  • Usar o debito automático para as contas recorrentes e lembretes eletrônicos para suas tarefas;
  • Antes de começar um novo projeto, assegure-se de que ele é realmente factível ou pondere se você não deveria adiá-lo ou até mesmo recusá-lo;
  • Para as tarefas que você precise realizar, mas tem vontade de evitar, comece dedicando apenas 10 minutos, dando-se a opção de continuar além desse limite somente se sentir-se pronto. Muitas vezes, começar é a parte mais difícil de uma tarefa.
Comentário: Percebe que muitas das dicas que eu dou por aqui são válidas para quem tem TDAH né? Aqui mesmo no blog tem post sobre listas, agendas e distrações


5) Quais seria a sua principal orientação para quem tem TDAH e sente dificuldade em se organizar?
 
A minha orientação está baseada no tripé do meu método organizadamente que seria: Autoconhecimento, Organização e Prática.

É muito importante que pessoas com TDAH passem por um processo de autoconhecimento para que consigam estabelecer um processo de organização efetivo. E falo isso porque muito provavelmente o que funciona para a maioria das pessoas pode não funcionar para o TDAH pois o jeito de funcionar dessas pessoas é diferente.

Então faça um investigação a fundo do que gosta do que não gosta, dos seus horários mais produtivos, das ferramentas que faz mais sentido: digital ou analógica ? Produz melhor sozinho ou em equipe ?
E a partir dessa análise, você estará mais pronta para criar estratégias de organização que funcione para você, essas estratégias podem vir de leitura, ajuda profissional, trocas e etc.

E por último e não menos importante o ato de agir, testar e colocar em prática tudo aquilo que for possível, analisar criticamente os acertos e erros a fazer os ajustes necessários, começando novamente todo o processo.
 
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Eu acredito que Autoconhecimento é o primeiro passo para o processo de organização de qualquer pessoa, viu? Porque não existem fórmulas mágicas que valem para todo mundo. Dá uma olhada nesses posts aqui no blog que podem ajudar:


E aí, gostou da entrevista? Bom demais né? Agradeço super a Bia pela disponibilidade e compartilhamento! Participa deixando aqui seu comentário.

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