A sensação de produtividade

05:00

Eu já falei aqui que produtividade é um conceito subjetivo, mas hoje eu quero te explicar na prática como entender essa subjetividade e usar a seu favor no seu planejamento e rotina.

Espero que você já tenha conseguido perceber que ser produtivo não é fazer mais em menos tempo como aprendemos com a revolução industrial (se você ainda tem preconceitos com esse termo, sugiro dar o play nesse meu vídeo aqui no Youtube). Só que pode ter ficado difícil pra você entender então como monitorar a sua produtividade para se manter produtivo dentro da sua interpretação individual. 

A chave está na auto observação. Você só vai saber o que é ser produtivo para você quando se sentir de fato produtivo e perceber em que situações essa sensação aparece. Já falamos aqui inclusive como identificar os períodos do dia em que se sente mais produtivo, mas hoje eu quero aprofundar na sensação de produtividade um pouco mais.

Observar diariamente suas atividades e como você se sente e os resultados que obtém quando as realiza é um bom caminho para entender a sua visão pessoal de produtividade e o que interfere nessa visão. Ter uma visão clara dos seus objetivos também, porque normalmente é quando fazemos coisas que nos colocam em direção a realização do que desejamos mais profundamente que a sensação de produtividade acontece.

Na prática, o que isso significa? Vamos lá. Tudo começa com o registro diário das atividades que você realiza. Se você ainda não tem essa prática, recomendo fortemente que você comece esse hábito já. E junto com esse registro, inclua o registro também de como se sentiu com aquele dia. Respire fundo e escolha uma palavra, sentimento, símbolo, que represente de maneira resumida como você se sente. 

E aí é que, depois de uma semana fazendo isso, vem o grande "pulo do gato". Usar a revisão semanal para cruzar as duas coisas e refletir sobre possibilidades. Já que estamos falando aqui sobre a sensação de produtividade, observe:

  • Os dias em que se sente produtivo. Você pode ter usado a palavra em si ou pode ter colocado coisas como disposição, realização, satisfação. O que importa é identificar se a sensação final é de produtividade. Para esses dias, tente perceber se as atividades que realizou foram as mesmas ou se existe um padrão que as identificam. Você pode perceber algumas atividades que em geral contribuem para essa sensação ou até nenhuma em especial mas perceber que existe um padrão de equilíbrio nesses dias com a realização de atividades nem tão importantes assim mas referentes a diversas áreas diferentes da sua vida.  
  • Os dias em que a sensação não está relacionada a produtividade. Dias mais negativos, sem energia, sem realizações concretas, de muita distração ou até muitas atividades podem te trazer essa sensação de improdutividade. Nesses dias é importante perceber se existe algo não relacionado as atividades em si (você pode mergulhar mais fundo ou até ter já uma pista comparando com um dia em que realizou atividades semelhantes em semanas anteriores mas a sensação foi de produtividade) ou se tem a ver com o que você fez naquele dia. Busque também aqui padrões. Você pode perceber que ultrapassou o seu limite em termos de volume de atividades mesmo tendo feito algo que te fazia caminhar em direção a seus objetivos. Você pode também começar a identificar que atividades que quando aparecem te sugam energia e te distraem.

Essas análises são super interessantes. compare os dias da semana com relação a sensações e atividades, veja se os cruzamentos dessas informações te dão alguma pista. Use as informações das semanas anteriores para validar suas observações e vá chegando a suas próprias conclusões sobre o que te ajuda e te atrapalha em termos de produtividade.

Veja esse movimento quase como o de um detetive ou pesquisador. Colete as pistas, trace hipóteses, faça testes e vá chegando a suas próprias conclusões no que diz respeito a sua produtividade. E então use o que descobriu para fazer planejamentos melhores e estruturar uma rotina que te possibilite sentir mais vezes a sensação de produtividade.

Experimenta e me conta aqui nos comentários. E se você já tem essa prática, me conta também o que te faz sentir produtivo na sua rotina? 





You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP