Revisão semanal - o que fazer

05:00



Todo domingo eu faço uma revisão da semana que passou e posto esse momento no Instagram para inspirar outras pessoas a fazer o mesmo. Mas outro dia me toquei de que precisava ir além e explicar o que fazer nesse momento.

Não sei te dizer desde quando eu tenho esse hábito de revisar a semana, mas me lembro de já fazer isso na época do colégio, me planejando para as aulas e estudo levando em conta os aprendizados e pendências da semana anterior.

O maior benefício desse hábito é que ele te dá perspectiva. Te coloca na posição de observador, promove a reflexão e consciência a respeito das suas realizações e de como você está lidando com o seu tempo. Eu costumo recomendar essa prática aos clientes de consultoria e ajudo a implantar esse hábito revisando junto durante as sessões.

Mas vamos lá, agora eu vou te contar o que fazer:

  • Levante informações: reúna suas anotações, diários (se tiver), caixas de entrada, lista de pendências e próximas ações. Faça um momento "tire tudo da cabeça", listando suas preocupações no momento. Atualize sua agenda (se ainda não tiver feito isso) marcando o que foi realizado em cada dia.
  • Analise a semana: revise as informações levantadas observando padrões (coisas que aconteceram de maneira parecida), identificando problemas (ter planejado além do que deu conta, ter planejado menos do que poderia, sobrecarga e cansaço, adiamento e não realização de atividades importantes), percebendo o impacto das suas decisões e se questionando sobre o que poderia ter sido diferente.
  • Liste lições aprendidas: a partir da sua análise e visão crítica, liste o que você identificou que pode ser útil para planejamentos e decisões futuras. Por exemplo: "percebi que sempre que faço exercícios pela manhã me sinto mais disposto durante o dia", ou "Eu não funciono bem quando coloco atividades que exigem minha atenção em dias que preciso resolver coisas na rua".
  • Organize o pensamento: perceba como você se sente com relação ao momento que esta vivendo, seu nível de satisfação, seus desejos para os próximos dias. Assimile os aprendizados, comemore as conquistas, atualize o que for preciso para que possa ser usado nos próximos planejamentos. Esse é um bom momento para aplicar a técnica Escrita Livre.

Não se contente com esses passos, só porque eu sugeri. Mergulhe fundo em si mesmo e adapte as propostas a sua realidade identificando o que faz sentido para você.

O que surgir nessa revisão deve ser usado como "entrada" para o seu planejamento que pode ser feito logo em seguida (eu costumo fazer assim) ou em um outro momento. No caso de fazer depois, armazene as informações coletadas para usar quando necessário.

A revisão te ajuda a ter mais clareza da sua rotina e momento pessoal, exercita o autoconhecimento e reúne as informações necessárias para o seu desenvolvimento pessoal. Coloca em prática e me conta aqui nos comentários como foi para você.



You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP